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Conseguir se destacar em um mercado concorrido como o de salões de beleza é um desafio para os empreendedores. A profissionalização, nesse caso, é uma estratégia fundamental para melhorar o desempenho do negócio e conquistar os clientes.
Para consultora do Sebrae-SP, Maisa Blumenfeld, a melhor forma de transformar um empreendimento em um negócio de sucesso é oferecer uma experiência completa e transparente ao usuário. “Em um salão de beleza, o cliente busca uma experiência agradável do início ao fim”, afirma. Portanto, o pequeno empresário deve estar preparado para oferecer esse nível de serviço.
Confira a seguir dicas para profissionalizar o seu salão de beleza.
Pesquise o mercado
O primeiro passo é estudar que tipo de negócio o empreendedor quer formatar dentro desse segmento. “Existem vários modelos de salão, então é importante definir o público-alvo e a sua especialização”, diz a consultora. Dessa forma, desenvolver um plano de negócios, capacitar a equipe e precificar os produtos se tornam missões mais simples.
Busque parcerias
As indústrias do setor são empresas muito abertas a parcerias com salões de beleza. Além disso, as entidades do segmento também se mostram dispostas a realizar colaborações com negócios desse tipo. “É essencial que o empreendedor esteja presente nas principais feiras e eventos do setor, atento às oportunidades disponíveis”, aconselha Maisa.
Capacite sua equipe
O segmento de beleza encara um crescimento constante e está habituado à chegada de novos produtos. Segundo o Sebrae, uma das maiores dificuldades do setor é a falta de mão de obra qualificada. Por se tratar de um atendimento altamente personalizado, a demanda por profissionais é grande – e, com isso, a capacitação da equipe é um fator fundamental.
Atente-se ao relacionamento
Atuação personalizada, diversidade de canais para contato, respostas ágeis aos questionamentos e interesse em conhecer o perfil de cada cliente são itens essenciais para garantir a satisfação e fidelizar os clientes.
Construa uma boa marca
A marca de qualquer negócio é a sua identidade. Assim sendo, investir em uma boa reputação e em uma boa imagem é essencial para criar uma percepção de valor favorável perante os consumidores – ainda mais em tempos de internet. Isso também ajuda a empresa a cativar os clientes, além de trazer novos públicos.