Busca
Agronegócio Gestão Financeira

O que é a Antecipação de Recebíveis e como ela pode ajudar o seu negócio

Você costuma fazer vendas parceladas no seu negócio? Tem muitos clientes que pagam com cartão de crédito?  Se respondeu “sim” a uma dessas questões, saiba que, em caso de necessidade, você pode receber o dinheiro dessas transações de forma adiantada! 

Os “recebíveis”, como são chamados estes valores que ainda serão recebidos, também podem servir como garantia para empréstimos com taxas mais vantajosas para a sua empresa. 

O que é a Antecipação de Recebíveis? 

A Antecipação de Recebíveis é uma forma de adiantar o recebimento de valores que só entrariam em caixa mais tarde. Ou seja, por meio dessa operação, é possível receber o dinheiro de vendas a prazo ou parceladas feitas com cartão de crédito, duplicatas, cheques pré-datados ou carnês. 

É uma estratégia que costuma ser utilizada para estabilizar o fluxo de caixa da empresa, pois, com ela, é possível garantir recursos para o capital de giro e evitar o endividamento.  

Você ainda pode contratar a Antecipação Automática, onde diariamente receberá todas as suas vendas realizadas no crédito à vista e parcelado. É ideal para quem busca comodidade em ter suas vendas antecipadas todos os dias de forma automática. 

Como funciona a antecipação de recebíveis? 

A antecipação de recebíveis permite que o negócio adiante o recebimento de um valor que já pertence a ele antes do prazo previsto.  

Por exemplo, se um comércio fez uma venda por cartão de crédito e só irá receber esse valor em uma data futura, com a antecipação de recebíveis é possível obter esse valor mais rapidamente.  

Para adiantar o recebimento de um valor, o cliente solicita para a instituição financeira quais as vendas que deseja antecipar e cabe à instituição realizar o pagamento. Para isso, a instituição financeira avalia a situação e define as condições que serão exigidas e prazos. Contudo, é importante saber que esse processo pode gerar a cobrança de taxas para o estabelecimento.  

O ideal é que esse tipo de solução seja utilizado para valores a curto prazo, pois as taxas são menores. Quanto maior o prazo de antecipação, maiores as taxas que podem ser aplicadas. 

Quais as vantagens da antecipação de recebíveis? 

Para os estabelecimentos, antecipar alguns dos valores a receber pode trazer diversas vantagens. Isso acontece porque, como o valor a ser recebido já pertence à empresa, isso reduz o risco de inadimplência do negócio. 

Por isso, a antecipação de recebíveis tem como vantagens: 

Liquidez imediata 

Ao antecipar o recebimento de valores, é possível melhorar o fluxo de caixa, convertendo ativos em dinheiro mais rapidamente.  

Facilidade de contratação 

Por se tratar de uma operação de baixo risco, a contratação costuma ser simplificada e com menor carga burocrática. 

Resgate rápido 

Essa alternativa permite o resgate rápido do valor solicitado, sem a necessidade de aguardar o prazo de compras parceladas em cartões de crédito ou cheques, por exemplo. 

Evita o uso de empréstimos 

Essa é uma solução que ajuda a evitar o uso de empréstimos ou financiamentos, pois permite o adiantamento do valor sem a necessidade do pagamento de parcelas ou altas taxas de juros. As taxas aplicadas à antecipação já são cobradas no momento de recebimento do valor adiantado. 

Quais as desvantagens da antecipação de recebíveis? 

Apesar da facilidade de uma antecipação, também é importante considerar os pontos negativos que esse tipo de transação pode apresentar. 

É necessário ter cuidado para que não haja o comprometimento da saúde financeira da empresa, que pode acontecer devido a contratações do crédito com alta frequência, ou taxas elevadas para conseguir o crédito.  

A alta frequência de antecipações pode comprometer o fluxo de caixa em situações posteriores, indicando que é necessário ter atenção com a situação financeira do negócio. Além disso, as taxas podem reduzir a margem de lucro. 

Quais são os tipos de recebíveis? 

Os tipos de recebíveis são a fonte de onde vêm os valores que as empresas podem antecipar. São eles:  

  • Cartões de crédito;  

  • Boletos bancários;  

  • Cheques pré-datados;  

  • Carnês;   

  • Depósitos em conta;   

  • Duplicatas.  

Todas essas opções são recebíveis que podem ser antecipados junto às instituições financeiras, garantindo o acesso mais rápido ao capital que só entraria futuramente no caixa.  

Qual a diferença entre empréstimo e antecipação de recebíveis?  

No empréstimo, você recebe o valor solicitado e irá devolver o total com juros combinados.  

Na antecipação, você recebe o valor que solicitou descontado da taxa cobrada pela operação e não precisa fazer mais nenhum pagamento. A instituição que fez a operação irá receber o valor posteriormente (quando a duplicata for descontada; o cheque pré-datado depositado; o administrador do cartão realizar o repasse etc.). É como se você transferisse o direito a receber estes valores para a instituição financeira que lhe antecipou os valores.   

 A grande vantagem é que, por ser uma operação de menor risco (afinal, há a previsão de pagamento), as taxas de antecipação de recebíveis geralmente são bem mais atrativas do que as do empréstimo comum. Além disso, a contratação costuma ser mais simples e rápida, e a disponibilidade do dinheiro em conta é imediata após a aprovação da transação. 

📲 Clique aqui para seguir o canal do Programa Avançar no WhatsApp

Quando usar a Antecipação de Recebíveis? 

Através da Antecipação Automática, você pode centralizar o fluxo das suas vendas com recebimento em 1 dia útil, ou seja, todas as suas vendas à vista e parceladas serão antecipadas todos os dias. 

A antecipação é uma saída para correção do fluxo de caixa. Ou seja, quando a empresa não dispõe de recurso suficiente para manter os custos diários. Em situações como essa, a antecipação serve para cobrir as despesas urgentes e evitar que haja interrupção da produção ou atraso no pagamento de fornecedores e funcionários. 

A antecipação também pode viabilizar o atendimento de grandes demandas inesperadas. Por exemplo, imagine uma microempreendedora que trabalhe com produtos artesanais e que recebeu o pedido de uma empresa para fazer, como brinde de final de ano para seus clientes, kits de sabonete e aromatizador de ambiente. Ao negociar, a microempreendedora aceitou que o pagamento fosse feito após 45 dias da entrega. 

No entanto, ela precisará de dinheiro imediato para a compra das matérias-primas. Ela pode, então, antecipar parte das vendas parceladas já realizadas e, assim, viabilizar a compra dos materiais necessários para a produção. 

Quais as taxas cobradas pela antecipação de recebíveis? 

As taxas de juros para uma antecipação de recebíveis costumam variar entre 2% e 15%, e podem depender da instituição financeira, dos valores a antecipar ou do prazo para recebimento.  

Vale lembrar que, quanto maior o prazo para antecipação, maior será a taxa cobrada pela instituição financeira. 

Quem oferece? 

O Santander tem diversas opções de antecipação de recebíveis. Clientes Santander com Getnet podem solicitar a antecipação no Internet Banking Empresarial, App Santander Empresas, App Getnet, diretamente pela máquina Getnet, com o seu gerente de relacionamento ou Centrais de Atendimento Santander e Getnet. 

O que é a operação de crédito com garantia de recebíveis de cartões? 

É um tipo de empréstimo concedido tendo como base o histórico de recebimento e a previsão daquilo que sua empresa irá receber no futuro. A instituição financeira analisa seu histórico de vendas e considera sua capacidade de pagamento para definir o valor máximo que irá lhe emprestar. A partir daí, você deverá devolver o dinheiro emprestado com os juros combinados. Em caso de inadimplência, os recebíveis futuros serão usados para amortizar a dívida. 

Quais cuidados são necessários no processo de antecipação de recebíveis? 

A antecipação é uma solução rápida, mais barata e simples para obter o equilíbrio do fluxo de caixa. Em diversas instituições, ainda é possível contratar a antecipação automática dos recebíveis. Nessa opção, a empresa faz a adesão ao serviço uma única vez e a antecipação da agenda futura é feita diariamente de forma automática, com toda a comodidade. 

Apesar de todos os benefícios, se a todo momento você precisa antecipar seus recebimentos e esse fluxo não é suficiente para cobrir seu fluxo de caixa, vale analisar o que está causando este desequilíbrio e procurar resolver. Algo que pode ajudar é renegociar, com fornecedores, o prazo de pagamento. 

Saiba mais sobre o Programa Avançar

Com foco no desenvolvimento do empreendedor, trazemos uma série de conteúdos que auxiliam na gestão do seu negócio. Além de vídeos, podcasts e ebooks atualizados com as novidades do mercado, o Avançar oferece uma série de cursos com foco no empreendedor, entre eles: Curso de Educação Financeira, Curso de Crédito e Curso para MEI.  

Comece agora mesmo seu curso gratuitamente e ganhe um certificado digital. Cadastre-se!

Como abrir sua Conta MEI Santander

Simples, digital e precisa de apenas 2 documentos: 

• Documento de identidade (RG ou CNH) 

• Número de CPF 

>> Abra a sua conta MEI << 

Post ID: | Current Page ID: 6084

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.