Agências internacionais são entidades criadas pelas principais nações mundiais. O objetivo é trabalhar em conjunto para desenvolver alguma área da atividade humana em nível global, como saúde, educação e economia.
Alguns órgãos que se encaixam nessa categoria são a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização Mundial da Saúde (OMS), entre outros.
Além de adotar normas comuns de comportamento político, social e econômico, uma organização desse tipo também auxilia na prestação de serviço econômico, cultural e médico para empresas, por exemplo. Na expansão de um negócio, essa entidade pode atuar na resolução de conflito de interesse e no desenvolvimento de uma ação de apoio à internacionalização. A organização ajuda ainda na identificação do mercado externo ideal para cada segmento.
Leia o artigo a seguir e entenda como as agências internacionais podem auxiliar na expansão do seu negócio para fora do país!
Resolução de conflito de interesse
Atuar como mediadora está entre as principais atribuições de uma agência internacional. Essa entidade tem papel decisivo na resolução de um possível conflito de interesse que venha a surgir no processo de internacionalização do negócio.
Esse órgão oferece suporte para garantir que ambos os lados de uma negociação serão beneficiados, que o acordo comercial será justo para todos e, ainda, que a expansão da empresa esteja dentro da legislação de cada país.
Ações de apoio à internacionalização
Outro papel importante desse tipo de instituição é o desenvolvimento de uma ação de apoio à internacionalização. A entidade pode fornecer à empresa toda informação que ela necessita ao expandir sua operação para fora do país de origem. Além disso, há órgãos que agem na capacitação do negócio que deseja investir na expansão, com consultoria direta.
A agência pode ajudar a planejar a expansão, a analisar um contrato e a superar os principais desafios do empreendedor brasileiro no exterior.
Identificação do melhor mercado
Uma entidade internacional também ajuda a encontrar o mercado externo ideal. Ela conhece profundamente diversos países em relação ao aspecto cultural e econômico, por exemplo. Por isso, está apta a auxiliar a empresa brasileira na busca pela oportunidade mais indicada para seu porte, perfil e possibilidade financeira.
Por meio de um evento ou de consultoria direta com um profissional especializado, ela pode apoiar a empresa na escolha do país certo para expandir, de acordo com o seu segmento. A agência internacional oferece suporte na preparação do negócio para essa expansão, com o passo a passo do que deve ser feito para ingressar em determinado mercado exterior.
Agências internacionais têm papel importante no processo de internacionalização. Elas identificam o melhor nicho para cada segmento de negócio e contribuem estrategicamente na expansão. Uma organização com essa característica atua de forma direta na resolução de conflito, com a busca de uma solução eficiente para atender ao interesse de quem quer crescer.
Você está procurando um possível parceiro internacional para a sua empresa? Conheça agora o International Desk, uma rede de apoio coordenada entre unidades que integram o Grupo Santander no mundo inteiro!