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Agronegócio Gestão de Pessoas

Soluções para 4 desafios comuns de PMEs em Gestão de Pessoas

Foto: Shutterstock

A forma como uma empresa gerencia seus colaboradores pode promover vantagens competitivas em relação a outras organizações do mercado. No entanto, para manter a área de Gestão de Pessoas e RH com eficiência, uma PME precisa superar inúmeras barreiras e dificuldades.

Quais são os seus maiores desafios neste setor? Fizemos esta pergunta ao fundador da Fragata International, Publio Junior, e a coordenadora de RH da Vibropac, Eliete Silva. Para sugerir possíveis soluções para as questões, convidamos o sócio da consultoria Hands-on Solutions, Almério Barros. Veja abaixo os resultados:

1. Como otimizar o tempo de treinamento de um novo colaborador na hora de adequá-lo à cultura organizacional da empresa?
Para o especialista, o manual do colaborador pode ser uma ótima ferramenta para ambientação de um novo funcionário à cultura organizacional. “Além de informar sobre toda a empresa, processos, áreas e afins, o novo funcionário sente que está dentro de uma organização que se preocupa com ele”, explica.

Barros sugere que também seja realizado um tour com o colaborador para apresentá-lo aos departamentos da companhia, líderes e responsáveis: “assim, ele se familiarizará com os rostos e nomes.”

2. Qual é o seu conselho às empresas que não têm recursos para contratar uma pessoa para substituir alguém que está licença maternidade, por exemplo?
A recomendação do especialista para casos como esse e empresas com alto turnover consiste em dois processos:

- Calendário anual de férias dos colaboradores e feriados prolongados
“Isso ajuda a prever antecipadamente onde teremos líderes e responsáveis saindo de férias, assim como o time de cada um.”

- Treinamento constante
“Treine a equipe e o par da pessoa que estará fora. Todos devem saber as tarefas, atividades, processos envolvidos e como fazê-los”.

3. Quais são as técnicas inovadoras para uma motivação continuada e de resultados?
Para promover a motivação dos colaboradores e, consequentemente, atingir melhores resultados, o especialista enumera 4 técnicas:

a) Definição de competências exigidas e competências que precisam ser adquiridas
A reunião pode ser feita no início do ano ou do segundo semestre, por exemplo.

b) Treinamento
Para as competências requeridas, quais cursos a sua empresa irá oferecer? O que a marca precisa que o colaborador faça como parte desse investimento?

c) Metas com meritocracia
Treine os colaboradores para que eles entendam os produtos e serviços, deixe claro qual é a vantagem competitiva da marca. “Trabalhos bem executados em prazos inferiores ao acordado podem ser dignos de bônus e menção na avaliação.”

d) Avaliação
Realize com frequência reuniões de avaliação e feedback, de forma clara e imparcial. “As regras do jogo devem ser explicadas desde o início, para que o colaborador saiba o que a empresa espera dele.”

4. Como manter um RH estratégico em tempos de crise?
Uma sugestão é os colaboradores participarem das reuniões estratégicas e terem conhecimento de quais são as metas da empresa no prazo de 3 anos. Além disso, Barros recomenda que o RH faça pesquisas de clima, avaliação dos cursos existentes e crie programas que promovam ideias inovadoras, melhorias no ambiente de trabalho e desenvolvimento da performance da equipe.

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