Em geral, os valores dos funcionários não costumam interferir na execução de suas tarefas, por isso, é preciso manter-se atento para evitar a famosa perseguição. Avalie a situação com cuidado e procure entender exatamente o que o posicionamento daquele colaborador representa para você e para a sua companhia.
Caso o trabalho da pessoa exceda as expectativas, ponderar o que será melhor para a empresa é essencial. Pense da seguinte maneira: você prefere tolerar as diferenças da pessoa ou perder um ótimo funcionário? Nesse momento, analisar as necessidades da empresa também é importante. O que a sua companhia precisa no momento, um funcionário alinhado com as crenças e baixo rendimento ou um profissional menos alinhado com os seus valores, mas que apresenta um desempenho acima do padrão?
Com essa avaliação, você perceberá que as crenças nem sempre são um limite rígido para a contratação.
Entretanto, em alguns casos essa discordância pode representar danos irreparáveis para a companhia. Seja no relacionamento com colegas de trabalho ou mesmo na representação extrerna da companhia, perceba a maneira como esse profissional age. Ele costuma criar atritos com seus colegas e até mesmo com seus superiores por conta dos valores dicordantes? Se a resposta for positiva, passe a trabalhar o relacionamento.
É importante que você tente reverter o quadro de todas as maneiras antes de chegar à demissão. Contudo, se todas as tentativas se mostrarem falhas, pode ser que nem o seu ótimo trabalho valha o esforço de mantê-lo na empresa. Pense bem e avalie os casos separadamente. Em certas ocasições, quando os valores da sua companhia e dos funcionários são excessivamente discrepantes, pode ser melhor para ambas as partes que a relação acabe.