O que faz a excelência nos negócios? De acordo com Tom Peters, guru de grandes líderes e autor de vários livros sobre o tema, o segredo para a excelência é o agora. Na HSM Expo 2016, realizado em São Paulo, ele afirmou que a maioria das pessoas pensa em excelência como um objetivo a longo prazo. Algo a ser feito em 2 anos, 5 anos, uma aspiração que se concretizará em 20 anos. “Essa é a coisa mais errada que eu já ouvi na vida. Excelência são os seus próximos cinco minutos”, afirmou.
Excelência não é algo a se planejar, é algo que se faz no dia-a-dia. É a sua próxima reunião, a próxima conversa no corredor, o próximo e-mail que vai mandar. A excelência na sua liderança deve ser alo constante e diário, não um plano para o futuro.
Para concretizar essa excelência, nada é mais importante que a parte humana de uma empresa. O destaque vai para três aspectos essenciais da liderança, para os quais um líder deve prestar muita atenção. São eles: a sua própria habilidade de ouvir, de aproveitar uma reunião e de cultivar uma cultura forte na companhia.
OUVIR
Nas palavras de Peters, “o papel de um bom administrador é garantir que o seu time seja o melhor que ele pode ser”. Pense numa empresa como se ela fosse um time de futebol, onde o líder é o técnico e os funcionários são o time. O foco do técnico não é outro senão garantir que os jogadores tenham todas as ferramentas materiais e psicológicas para jogar da melhor maneira possível. Não tem nada a ver com o técnico, o foco são os jogadores.
A melhor, se não única, forma de garantir que o seu time está fazendo o máximo que ele pode é também o mais simples: ouça. Nada é mais eficaz do que prestar atenção no que as pessoas falam. Assim como um médico conversando com um paciente, pode ser que a maior parte do que é dito seja inútil, mas o pedaço de informação que for aproveitável é de valor incalculável e não poderia ser obtido de outro jeito.
REUNIÕES
Se a excelência é uma forma de agir (e não um objetivo), isso significa fazer o máximo de cada momento. Ou seja, nenhuma reunião é uma perda de tempo. Peters afirma categoricamente que, se uma reunião é uma perda de tempo, a culpa é do líder. E quem mais sai prejudicado também é o líder.
Uma reunião é a melhor chance que um administrador pode ter para exercitar a sua liderança. É nesse momento que se descobre os pontos principais da sua empresa, e mais importante, da sua equipe. As mudanças que precisam ser feitas, os problemas que podem se desenvolver no futuro, os projetos que precisam ser iniciados, tudo isso vem de reuniões. Por mais que as planilhas possam parecer donas de todas as respostas, na maioria das vezes a solução dos problemas de uma companhia está nas pessoas, e é em reuniões que elas são descobertas.
Se o sistema atual de reuniões na sua empresa não está funcionando, ótimo. É uma oportunidade de inovação. Pratique a sua liderança, e faça um modelo que funcione com excelência. São essas mudanças, aparentemente pequenas, que decidem se uma empresa funciona bem ou não.
CULTURA
A cultura é mais valiosa que a estratégia. Se você planeja uma ação na sua empresa as coisas funcionam, é inegável, mas só porque as pessoas obedecem. A partir do momento que uma cultura é consolidada na sua empresa, as coisas acontecem não porque alguém mandou, mas porque as pessoas sabem que aquela é a forma correta de agir. A partir do momento em que a cultura fala por si só, os funcionários ganham autonomia e muito mais espaço para agir com excelência.
Uma cultura forte cria funcionários motivados, e clientes animados em participar de algo maior. Estratégias só fazem com que as coisas funcionem temporariamente, cultura garante perenidade.
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