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Qual é o grau de confiança dos colaboradores em relação aos líderes da sua empresa? De acordo com uma nova pesquisa da Edelman intitulada 'Barômetro da Confiança', um em cada três colaboradores não confia nos líderes da companhia onde trabalha. O estudo foi realizado em 28 países e contou com a participação de 33 mil pessoas.
Qual é o grau de confiança dos colaboradores em relação aos líderes da sua empresa? De acordo com uma nova pesquisa da Edelman intitulada 'Barômetro da Confiança', um em cada três colaboradores não confia nos líderes da companhia onde trabalha. O estudo foi realizado em 28 países e contou com a participação de 33 mil pessoas.
Os dados apontam que o grau de confiança é maior nos cargos mais elevados e menor nos mais baixos: 64%dos executivos, 51% dos gerentes e 48% do restante dos colaboradores confiam na organização. Os índices mais altos de confiança foram registrados no México, Colômbia e Índia. Já as maiores taxas de desconfiança foram constatadas no Japão, Rússia e França. O Brasil ocupou o quinto lugar da lista. Entre os critérios analisados para compor os resultados estão: a compra de produtos ou serviços, recomendar ou não o trabalho a amigos e compartilhar comentários sobre a companhia.
A pesquisa também mostrou que ainda há muitas lacunas entre o que os colaboradores acreditam ser essencial e o que as empresas realmente fazem. Por exemplo, mais da metade dos entrevistados classificaram como importante tratar os funcionários bem. No entanto, apenas 33% afirmaram que a companhia o faça. Em relação ao propósito de trabalhar para proteger o planeta, o estudo indicou uma lacuna de 20%.
Construir e manter a confiança dos colaboradores é um item primordial para fortalecer a imagem da sua marca. Se as suas equipes confiam na empresa, elas irão transmitir aos clientes coisas boas. Ainda segundo o estudo da Edelman, para conquistar a confiança dentro e fora da empresa, é preciso alinhar:
1. Ações;
2. Valores;
3. Direitos dos trabalhadores;
4. Engajamento.
A pesquisa também mostrou que ainda há muitas lacunas entre o que os colaboradores acreditam ser essencial e o que as empresas realmente fazem. Por exemplo, mais da metade dos entrevistados classificaram como importante tratar os funcionários bem. No entanto, apenas 33% afirmaram que a companhia o faça. Em relação ao propósito de trabalhar para proteger o planeta, o estudo indicou uma lacuna de 20%.
Construir e manter a confiança dos colaboradores é um item primordial para fortalecer a imagem da sua marca. Se as suas equipes confiam na empresa, elas irão transmitir aos clientes coisas boas. Ainda segundo o estudo da Edelman, para conquistar a confiança dentro e fora da empresa, é preciso alinhar:
1. Ações;
2. Valores;
3. Direitos dos trabalhadores;
4. Engajamento.
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