O maior desafio dos gestores e profissionais de recursos humanos é fornecer detalhes suficientes para que o candidato entenda o papel da sua empresa no mercado com uma abordagem concisa. Por isso vamos te ajudar a redigir uma descrição de cargo mais eficiente, apontar a estrutura básica de um anúncio e dar dicas de como garantir que a vaga seja replicada até atingir os profissionais ideais. Confira:
5 passos para um processo de contratação eficiente
Utilize títulos concisos
Crie anúncios específicos, com títulos direcionados e inclua palavras-chave que descrevam com precisão as atribuições do cargo, isto os torna mais eficazes.
Mantenha um título conciso. De acordo com o portal Indeed, especializado em anúncios de vagas de trabalho, descrições cujos títulos contém 80 caracteres ou menos recebem mais cliques.
Evite utilizar linguagem interna que possa confundir o candidato. Faça uso de níveis de experiência padrão e evite termos que as pessoas têm menos probabilidade de procurar.
Faça um resumo chamativo
O resumo deve fornecer uma visão geral da empresa e expectativas para a posição. Precisa ser forte e chamativo, pois a descrição de cargo é uma introdução à sua emprega e à sua marca.
Inclua detalhes da cultura da organização para especificar porque o candidato deve trabalhar na sua empresa e informe um local de trabalho exato para otimizar o anúncio da vaga e ele apareça mais alto nas pesquisas.
Descreva as principais responsabilidades
Descreva as principais responsabilidades da posição e faça uma lista de deveres detalhada, mas concisa. Enfatize as responsabilidades exclusivas da sua companhia.
Especifique por exemplo se a vaga exige experiência em mídias sociais para promover eventos. Essas informações são importantes para que os profissionais entendam os requisitos e determinem se estão qualificados.
Destaque as atividades do dia a dia da posição para que os candidatos entendam o ambiente de trabalho e o dia a dia na função. Isso vai ajudar o candidato a verificar se o cargo e a empresa são compatíveis com o seu perfil e ajudar a atrair os melhores profissionais para a organização.
Indique para quem o cargo se reporta e como o novo profissional se encaixa na sua empresa. Isso vai ajuda-lo a enxergar o panorama geral e como seu papel impacta o negócio.
Liste as qualificações e habilidades exigidas
A descrição deve especificar a educação, a experiência de trabalho anterior, as certificações e habilidades técnicas necessárias para o trabalho. Inclua ainda habilidades sociais, como comunicação e resolução de problemas e traços de personalidade desejáveis para uma contratação bem-sucedida.
Faça uma lista concisa. Evite listar todos os requisitos que você prevê como ideais. Uma lista com muitas qualificações e habilidades pode dissuadir candidatos potenciais.
E então, quer ainda mais detalhes sobre como fazer um job description eficaz? Veja alguns exemplos job description para atrair e reter os melhores talentos!