Foto: Envato Elements
Salário e benefícios não são os únicos critérios de desempate para um funcionário escolher um empregador, principalmente se ele for jovem. A pesquisa Randstad Employer Brand Research 2019, realizada com 4.073 profissionais brasileiros, mostra que boas oportunidades de treinamento são importantes para que a geração Z (18 a 24 anos) escolha uma empresa para trabalhar. Para os millennials (25 a 34 anos), a boa localização do escritório também é um fator a ser considerado.
Na avaliação geral – considerando todas as gerações –, os três atributos principais que os empregados buscam, mas que acreditam faltar nos empregadores, são: salário e benefícios atraentes, progressão de carreira e ambiente de trabalho agradável.
Motivos para ficar
A flexibilidade, além de atrair profissionais de todas as idades, também é um fator relevante para manter os talentos na empresa. No estudo, 31% dos entrevistados destacaram esse quesito com um fator para permanecer em uma empresa. Outros motivos informados na pesquisa foram salário e benefícios atraentes (49%), ambiente de trabalho agradável (42%) e estabilidade profissional (39%).
No recorte por gerações, a pesquisa mostra que:
A geração Z (18 a 24 anos)...
34% permanecem quando o empregador possui uma administração robusta. O número é maior em comparação à geração dos millennials e à geração X.
A geração dos millennials (25 a 34 anos)...
32% permanecem quando têm bom conteúdo profissional. Gerações mais velhas estão menos interessadas no que o empregador oferece nesse sentido.
A geração X (35 a 54 anos)...
52% permanecem no empregador por salário e benefícios atraentes. Esse fator é considerado menos importante na geração Z.
A geração dos Boomers (55 a 64 anos)...
38% permanecem quando o empregador tem saúde financeira ou promove um ambiente de trabalho agradável.
Confira também: Como adaptar o ambiente de trabalho da sua empresa para os millennials