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Entenda como utilizar a gamificação nos treinamentos da empresa




Novos modelos de trabalho
têm surgido nos últimos anos graças ao avanço tecnológico e a formas inovadoras de organizar os recursos corporativos. Um deles, a gamificação, é aplicada no ambiente empresarial com vários objetivos: melhorar o desempenho do colaborador e influenciar o consumidor a comprar em e-commerce, por exemplo.

Ela também pode ser adotada no treinamento organizacional para maximizar o resultado obtido com a equipe. Aliás, conforme o estudo “The 2018-2023 Global Game-based Learning Market”, da Metaari, o mercado de aprendizagem baseada em jogo poderá atingir US $ 17 bilhões até 2023. Isso mostra o êxito alcançado pelo setor, que cada vez mais gera soluções criativas para que o negócio treine seu colaborador.

Quer entender o potencial dessa metodologia? Continue lendo e veja o que preparamos!

O que é gamificação?

Gamificação envolve o uso da mecânica de game dentro do ambiente empresarial físico ou virtual. O objetivo é melhorar a eficiência, a compreensão de conceitos e a habilidade do funcionário.

Técnicas de gamificação envolvem desafio, simulação e recompensa, aplicados de maneira lúdica — o que contribui para a elevação do engajamento do funcionário.

Para gamificar a atividade de treinamento, há mecanismos como pontuação por desempenho em uma ação específica, mudança de nível a cada êxito e entrega de prêmio por meta atingida.

Por que essa estratégia tem sido cada vez mais utilizada?

Ela gera maior participação por parte da equipe. O programa de treinamento que utiliza gamificação costuma engajar o funcionário, uma vez que deixa a aula, palestra ou sessão de treino mais dinâmica. Isso graças a sistemas que já foram muito testados em jogos, utilizando inclusive o fator psicológico.

Por exemplo: o ser humano se sente satisfeito ao receber uma recompensa após concluir uma tarefa. Para tanto, um game concede ponto, moeda virtual, status ou outro prêmio a cada vez que um obstáculo é superado. Isso estimula o colaborador a continuar superando todo desafio proposto no treinamento, além de haver um sentimento de conquista.

Como utilizar a gamificação no treinamento?

Proponha um desafio que motive

Para começar, é preciso planejar uma atividade que motive o colaborador. É necessário também estabelecer o resultado desejado durante a realização desse desafio, para ser possível mensurar a performance de cada funcionário.

Planeje um ritmo de premiação

É importante estabelecer um ritmo de premiação por nível, atividade realizada ou conquista alcançada. Isso pode envolver a entrega de um objeto simples, como caneca, squeeze ou camiseta.

Entregue bônus por desempenho

Que tal entregar um prêmio maior ao final de um período de treinamento, como uma viagem ou dia de folga? Esse benefício deve ser reservado para quem apresenta desempenho superior.

Utilize mecanismo de storytelling

Pessoas normalmente gostam de histórias. Portanto, lembre-se de desenvolver uma narrativa durante o desafio, para atrair ainda mais a atenção do colaborador.

Mensure o desempenho

É necessário estabelecer um sistema de avaliação de desempenho para medir a performance de cada funcionário. Isso é importante inclusive para o trabalhador, pois ele poderá usar seu resultado como parâmetro para melhorar sua produtividade no futuro.

Qual é o benefício da gamificação para a empresa?

A gamificação torna o ambiente de treinamento mais dinâmico, elevando a participação da equipe. Graças a isso, existe maior engajamento. Também há os seguintes benefícios:

  • a atividade exigida por cargo fica mais clara, bem como o que a empresa espera em relação ao colaborador;

  • o game de aprendizagem estimula a participação em grupo para a resolução de determinado desafio. Esse tipo de interação pode passar para o dia a dia da empresa;

  • o ambiente de aprendizagem se torna menos formal, contribuindo para uma sessão de treinamento agradável;

  • há estímulo à criatividade do funcionário, pois o desafio proposto em formato de jogo costuma requerer uma solução inventiva.

Adotar a gamificação em seu processo de treinamento é capaz de melhorar significativamente a aprendizagem do funcionário, enquanto fornece um ambiente descontraído. Dá até para estimular uma competição saudável, no intuito de fazer com que cada colaborador busque se superar.

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