A melhor forma de alcançar o sucesso que você deseja para o seu pequeno negócio é ter claro o melhor caminho para chegar até lá. Por isso, você precisa montar uma estratégia de negócios adequada ao perfil da sua empresa e revisar tudo periodicamente, para se adaptar a novos cenários.
Termo utilizado para descrever o planejamento de uma empresa baseado em objetivos de longo prazo, uma revisão de estratégia de negócios efetiva nada mais é do que definir quais os principais objetivos se desejam atingir em determinado espaço de tempo, listando quais ações e recursos são necessários para isso. Ela pode ser revista todo início de ano, a partir dos desafios enfrentados no ano anterior e do que a organização precisa alcançar durante os próximos meses para se manter sólida no mercado.
Confira três maneiras de mapear a estratégia de negócios da sua empresa de maneira efetiva:
Análise SWOT (ou F.O.F.A)
A análise SWOT, também chamada de F.O.F.A) é uma ferramenta bastante intuitiva e prática de pensar (e revisar) a estratégia de um negócio. Por meio dela, você avalia os pontos fortes e fraquezas do empreendimento e identifica as oportunidades e ameaças que o negócio pode enfrentar.
Ela é utilizada para averiguar o cenário de atuação e auxilia a organização a antecipar problemas, visualizar potenciais chances, e prevenir-se contra possíveis dificuldades com a concorrência ou com o mercado. Um verdadeiro diagnóstico de como está seu negócio. Saiba como fazer uma análise SWOT (ou F.O.F.A).
Planejamento estratégico
Você tem claro quais são os objetivos do seu pequeno negócio? Sabe se o mercado está o mercado favorável ou desfavorável? Tem um plano de ação definido para chegar aos objetivos desejados? Está monitorando de perto para ver se tudo está andando como deveria?
Se você respondeu “não” a qualquer uma dessas perguntas, precisa, urgentemente, fazer (ou revisar) o planejamento estratégico do seu negócio. Saiba como fazer um bom planejamento estratégico.
Caso tenha respondido sim a todas elas, deve saber que o plano deve ser revisto periodicamente para que sua empresa se adapte às mudanças do mercado. Os resultados da análise SWOT, mencionada acima, ajudam muito nesse processo, vale experimentar.
Posicionamento no mercado
Este é um ponto muito importante: o alinhamento das ações de marketing ao que foi identificado na análise SWOT e ao que foi definido no planejamento estratégico. As campanhas devem seguir a estratégia de atuação previamente definida. Para começar o plano, a organização deve definir como deseja se posicionar para o mercado. O que se deseja é atrair novos clientes, gerar fidelização ou diferenciar sua marca dos concorrentes?
O planejamento deve incluir, também, campanhas sazonais (como Carnaval, Verão, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Natal etc.) que estejam alinhadas com o negócio. Tanto nas campanhas regulares quanto nas sazonais, é preciso destacar os objetivos gerais e específicos de cada uma e determinar o público-alvo. A partir disso, será possível criar diversas ações baseadas nos objetivos da companhia. Saiba como criar um plano de marketing efetivo.
Finalmente, é necessário pensar em como tornar mais positiva a experiência de seus clientes para um crescimento ainda mais certeiro e sustentável.
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