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Conteúdo atualizado em 19/03/2020
Ter funcionários motivados é essencial para empresas que desejam alcançar o sucesso. Mas como incentivar os profissionais a sempre darem o seu melhor? A resposta é mais simples do que parece: valorizando seu trabalho.
Em momentos de incerteza e instabilidade no país e no mundo – como tem acontecido desde o início da propagação do coronavírus na China, que evoluiu para o status de pandemia segundo a Organização Mundial da Saúde –, é importante reforçar os cuidados de gestão e oferecer um tratamento compreensivo, zeloso e respeitoso com os colaboradores da empresa.
O comportamento de um empregado depende da valorização que ele recebe dentro da organização na qual atua. Oferecer salários e benefícios diferenciados do mercado animam, mas não são a fonte certa para inspiração: é preciso saber reconhecer a contribuição de cada colaborador com o desenvolvimento do negócio – afinal, se não fosse por eles, a empresa provavelmente não estaria na posição que está hoje em dia.
A satisfação com o emprego não está mais ligada à recompensa financeira, mas sim a um ambiente de trabalho positivo, transparente, flexível e inovador, que apoia e oferece oportunidades de crescimento profissional. Confira como valorizar mais seus funcionários e demonstrar que é grato pela contribuição com a evolução de seu negócio:
1) COMPARTILHE A RESPONSABILIDADE
Mostre para os seus funcionários que confia no trabalho deles: dê responsabilidades e solicite demandas que estimulem seu crescimento profissional e os incentive a desenvolver novas habilidades e qualificações por meio da oferta de cursos e eventos exclusivos.
Colaboradores gostam de ter novos desafios e de enxergar sua contribuição para o desenvolvimento da empresa em que trabalham – assim, veem o resultado do seu esforço e colaboração.
Estabelecer uma relação de confiança mútua é ainda mais relevante para empresas que possuem equipes que trabalham em home office.
2) RESPEITE
Funcionários podem se esquecer de entregar alguma demanda, mas nunca se esquecerão da maneira como a empresa o trata. Os colaboradores querem sentir que são respeitados e que seu trabalho é apreciado pela organização a qual se dedicam diariamente.
Ao demonstrar respeito, a empresa ajuda os funcionários a desenvolverem autoconfiança, o que incentiva o entusiasmo para aceitar novos desafios e, consequentemente, um aumento na produtividade.
3) ELOGIE
Recompensas não são só monetárias: funcionários gostam de ser elogiados por seus superiores quando contribuem com o desenvolvimento da empresa – querem ter seu trabalho valorizado e reconhecido.
Por isso, líderes devem agradecer suas equipes sempre que desempenham melhor do que o esperado. Quem faz, mas não recebe retorno, acaba ficando desmotivado de continuar dando o seu melhor. Para dar elogios, não é necessário nenhum esforço. Para equipes remotas, o reconhecimento pode ser feito através de várias opções de aplicativos para comunicação.
4) VALORIZE O TEMPO LIVRE
Valorização dos funcionários também está diretamente ligada com a preocupação com a qualidade de vida deles. É preciso garantir direitos básicos como férias, licença maternidade, licença médica e horas extras; e lembrar que, para ter um bom desempenho, os colaboradores têm direito aos dias livres, longe do trabalho. Empresas que valorizam a vida pessoal do profissional oferece razões de sobra para que ele permaneça na organização.