O sucesso de uma empresa depende de vários fatores e um deles certamente é a forma como os gestores conduzem os processos com foco no alcance dos resultados planejados. Chefes e líderes exercem o comando de formas diferentes. Conheça agora as diferenças de ação e reação em diferentes situações:
Delegando tarefas
O chefe exerce um poder autocrático, centralizado e individualizado. Sua atuação é marcada por pouco diálogo. Ele tende a impor regras, determinar unilateralmente as atividades e cobrar resultados pautados apenas em números. Delegar tarefas é uma atitude pouco exercitada por esse perfil.
Já o líder exerce uma autoridade democrática, dividindo as ações e compartilhando as decisões. Dialoga muito e absorve as ideias de toda a equipe, delegando com orientações e acompanhamento, sem perder o foco nos resultados.
Investindo nas habilidades das equipes
O chefe espera da equipe o melhor resultado, mas baseado apenas em números e gráficos. Há uma relação de medo e receio que o distancia dos seus chefiados e dificulta a identificação e reconhecimento das habilidades de cada funcionário.
O líder motiva e incentiva cada um a dar o seu melhor, para que o resultado seja compartilhado com todos. Tem uma relação mútua de respeito e admiração com seus liderados. Busca identificar as diferentes características de seus liderados, destacando as aptidões e trabalhando-as de forma coletiva de forma que funcionem de maneira engrenada.
Conduzindo processos de feedback
O chefe tem dificuldades nos feedbacks, pois normalmente tende a não ouvir. Ele é a figura que determina as atividades e, independentemente das dificuldades enfrentadas pela equipe durante o percurso, foca e cobra produtividade. Não abre espaço para o diálogo e retorno, alegando falta de tempo. Só faz isso quando os objetivos não são alcançados.
O líder tem por essência a capacidade de ouvir e trocar ideias. Ele orienta e conduz os processos envolvendo a equipe, ouvindo opiniões e retornando suas percepções sobre o caminho percorrido e quais os aspectos podem ser melhorados. Cobra resultados, mas pautado na ciência das capacidades e do quanto cada um pode doar.
Comemorando conquistas
Esse é um momento ansiado por todo profissional. Afinal, são horas de dedicação todos os dias para obter o melhor resultado e, quando uma conquista vem, a expectativa é de que a comemoração seja compartilhada.
O chefe tende a usar o “eu” na hora de expressar a satisfação pela conquista, identificando-se como o pilar de sustentação que segura toda a estrutura. Ele até compartilha, mas com a autoridade de quem se vê como a figura imprescindível. Segundo a sua percepção, os resultados não seriam os mesmos sem ele.
O líder comemora junto, compartilha e exalta o trabalho integrado. Deixa claro que os resultados não seriam os mesmos se não fosse o trabalho empenhado de uma equipe. Agradece a participação de todos e quando possível premia o esforço.
É possível ser chefe e líder ao mesmo tempo?
Sim, se estivermos falando de cargo de chefe e perfil de líder. É possível que uma pessoa com habilidades de liderança receba da empresa a missão de conduzir um departamento ou um projeto, assumindo oficialmente o cargo de 'chefe'. Nessa circunstância, esse profissional terá a oportunidade de desempenhar o papel de líder e as funções de chefe.
Entendeu a diferença entre ser chefe e líder? Então, que tal descobrir “Como ser um chefe melhor”?