Busca
Agronegócio Gestão de Pessoas

Descubra os principais tipos de avaliação de desempenho

A performance dos colaboradores é um aspecto essencial para o crescimento de qualquer empresa. Afinal, esse é seu maior capital. Porém, mensurar a qualidade do trabalho de cada funcionário nem sempre é uma tarefa fácil.

É nessa hora que entra em cena um recurso estratégico: a avaliação de desempenho. Por meio dela, é possível determinar o perfil do profissional, identificar seus pontos fortes e fracos e descobrir qualquer lacuna de conhecimento ou ponto que mereça mais atenção.

Essa ferramenta é essencial para avaliar um profissional que pode ser desligado do quadro de funcionários, promovido para um cargo de responsabilidade ou transferido para outra função.

A avaliação de desempenho faz parte de um processo contínuo de gestão de pessoas, e visa observar a performance profissional, o nível de conhecimento técnico, a produtividade e o convívio entre os membros de uma equipe.

Existem seis tipos principais de avaliação de desempenho. Eles podem ser utilizados de acordo com o objetivo e a cultura da empresa. Confira a seguir.

Autoavaliação

Quando o funcionário avalia seu próprio desempenho de acordo com critérios pré-definidos, ele participa ativamente do processo, analisando sua performance no exercício da atividade diária.

A aplicação é simples, e o resultado pode ser discutido durante uma entrevista com o chefe do setor. Dessa forma, o avaliado é capaz de reconhecer suas fraquezas e pontos fortes, a fim de definir uma nova meta de aperfeiçoamento.

Avaliação direta (90°)

É um método tradicional de avaliação, feito pelo líder do departamento em conjunto com o setor de recursos humanos. Sua eficiência é indiscutível, visto que o gestor conhece seus subordinados e pode observar o funcionário de acordo com o indicador de desempenho adotado.

Porém, é preciso cautela para que um eventual problema no relacionamento interpessoal não prejudique o resultado.

Avaliação conjunta (180°)

Nessa modalidade, os indicadores são discutidos entre o avaliador e o funcionário, em um processo transparente.

Assim, é possível analisar a performance profissional de cada colaborador de forma eficiente, em especial quando existe uma boa cultura de comunicação entre o gestor e sua equipe. Por isso, esse tipo é muito usado em empresas de médio e grande porte.

Avaliação 360°

Um dos métodos mais completos de avaliação só começou a ser implantado recentemente. Ele inclui a participação do gerente, da equipe e até mesmo do cliente ou fornecedor.

Essa modalidade oferece credibilidade ao resultado, já que a análise é feita por quem convive profissionalmente com o avaliado em diversas situações.

Avaliação por competências

Esse formato leva em consideração dois grupos de competências:

  • comportamentais: incluem fatores como habilidade para trabalhar em equipe, proatividade, senso de responsabilidade, comprometimento e liderança;
  • técnicas: que se relacionam com a atividade diária da função, como conhecimento de certos softwares e máquinas.

Avaliação por objetivo

Utilizado desde a década de 50, esse tipo de avaliação considera três fatores principais:

  • o cumprimento da meta ou o resultado obtido em determinado período;
  • a análise de seu potencial e perspectiva de carreira;
  • o comportamento profissional do funcionário.

Cada modelo de avaliação de desempenho tem seus prós e contras. A escolha por determinado tipo deve levar em conta o objetivo da empresa e a política interna de gestão de pessoas. Assim, o resultado vai contribuir com o crescimento da equipe e a valorização de seus funcionários.

Post ID: | Current Page ID: 5991

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.