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Como dois empreendedores alcançaram o sucesso sem conhecer o mercado

Foto: Divulgação/BucketFeet

Muitas pessoas acreditam que para abrir uma empresa é necessário ter anos de experiência. Já outros entendem que é fundamental ter a veia empreendedora. Para Raaja Nemani e Aaron Firestein, houve duas possibilidades: acaso ou destino. Os dois se conheceram fora de casa, em Buenos Aires, em 2008. Nemani havia abandonado a sua carreira no mercado financeiro em Chicago, com o objetivo de conhecer o mundo. Firestein tinha acabado de se formar na faculdade. Os dois estavam participando de um projeto voluntário na mesma favela quando se tornaram amigos.

Antes de continuar a sua viagem, Nemani comprou um par de tênis e chamou Firestein e mais dois artistas para ajudá-lo a decorar com suas próprias mãos. Nemani foi embora da Argentina e a surpresa veio logo depois. 'Em lugares completamente diferentes culturalmente como em Botswana, no Nepal, no Reino Unido e na Austrália, as pessoas comentavam dos meus sapatos. Eu percebi o poder inacreditável que eles tinham', disse Nemani em um artigo da revista 'Inc'.

O impacto foi tão grande que ele perguntou a Firestein se o amigo gostaria de transformar isso tudo em um negócio. Firestein gostou da ideia, mas havia um detalhe: nenhum dos dois conhecia o mercado de calçados. Após realizar uma série de pesquisas na internet, a dupla concluiu que precisaria fabricar os tênis fora dos Estados Unidos. No entanto, eles não tinham contatos fora do país. Foi quando Nemani e Firestein conseguiram entrar em contato com um produtor da China e investiram 30 mil dólares cada um e fundaram a BucketFeet, uma marca de calçados com desenhos de artistas de todo o mundo. Nos dois primeiros anos, eles não receberam salário, pois o dinheiro que ganhavam era todo reinvestido para criar novos produtos. Depois de algum tempo, um grande empreendedor americano descobriu a BucketFeet e ajudou a marca a ter seus produtos conhecidos por grandes redes como Blomingdales e Nordstroms.


bucketfeet-empreendedores-historia-de-sucesso-noticiasFoto: Divulgação/BucketFeet

Por não conhecerem o mercado em que estavam se aventurando, Nemani e Firestein encontraram muitas pedras no caminho. Em 2011, eles tiveram problemas por falta de planejamento da logística de entrega e tiveram que descarregar com suas próprias mãos 2600 pares de tênis durante uma tempestade na neve. Esse foi apenas um dos desafios que a dupla enfrentou. Na primeira remessa, por exemplo, eles pediram o mesmo número de sapatos em cada tamanho. 'Muito burros', falou Nemani.

Apesar das dificuldades, os empreendedores aprenderam com seus erros. Hoje, a companhia já vendeu quase meio milhão de pares de tênis, tem um networking de mais de 30 mil artistas espalhados por diversas partes do mundo e arrecadou mais de 7 milhões de dólares com financiamento coletivo. Os produtos são vendidos em quatro lojas individuais, online e em centenas de revendedoras espalhadas por 25 países. Ações ousadas e inovadoras podem ser classificadas como loucuras no início, mas quando atingem o sucesso, mudam para corajosas. 'Nós somos grandes exemplos de que, no começo, você não precisa ter uma grande experiência, relacionamentos ou qualquer coisa para criar alguma coisa', diz Nemani.


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