Para manter-se bem posicionado no mercado, é necessário entender alguns assuntos comuns ao mundo dos negócios. Entre eles, o Marketing. Aprender a pensar e agir como um profissional de marketing pode trazer diversos benefícios para um empreendedor – independentemente de sua personalidade ou segmento profissional.
O marketing está estreitamente ligado com atividades voltadas para criação, relacionamento pessoal, planejamento estratégico e visão analítica de mercado. Entenda por que você deveria desenvolver essas e outras habilidades da área:
APRENDER A OUVIR MAIS
Profissionais de marketing, diariamente, procuram maneiras de maximizar oportunidades para o empreendimento em que trabalham. Por isso, muitas vezes buscam pessoas e parceiros do mercado para estabelecer conexões favoráveis para o negócio.
A prática auxilia no desenvolvimento de duas habilidades essenciais para o mundo do empreendedorismo: análise comportamental do ouvinte e capacidade de compreender o que é falado – para, assim, responder de forma que o receptor passe a confiar no que está sendo passado.
TOMAR DECISÕES MAIS ASSERTIVAS
Ser analítico é uma característica fundamental para um profissional de marketing. Saber analisar o mercado a partir de estudos, gráficos e pesquisas pontuais auxiliam um empreendedor a desenvolver produtos e serviços a partir da expectativa de seu público-alvo, além de conduzir o negócio pelo caminho certo. Aprender a interpretar dados e resultados significa tomar decisões mais assertivas – e com embasamento.
INTERPRETAR MELHOR AS PESSOAS
Como lida com diferentes públicos e setores, o profissional de marketing desenvolve a habilidade de interpretar o comportamento das pessoas com as quais convive. Quem sabe identificar a personalidade e o jeito de ser e agir de um cliente ou parceiro, tende a criar uma abordagem mais assertiva.
Saber interpretar as pessoas, suas expectativas e necessidades ajuda no desenvolvimento de uma comunicação mais direta e efetiva.
TORNAR-SE MAIS CRIATIVO
Mesmo se não possuírem um orçamento alto, profissionais de marketing precisam criar campanhas efetivas para a marca para qual trabalham. Por isso, desenvolvem – e muito – a habilidade da criatividade. Ser criativo também é saber fazer menos com mais; é estimular a mente, continuamente, para saber arriscar e criar projetos eficientes.
FAZER MAIS NETWORKING
Ter uma boa rede de contatos é fundamental para os empreendedores. Como os profissionais de marketing relacionam-se com pessoas de diversos setores e segmentos, tendem a fazer networking com mais facilidade – e que geram resultados mais positivos. Aprender as práticas de se aproximar e conquistar clientes e parceiros pode fazer toda diferença.