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Como utilizar o geomarketing para melhorar o desempenho das empresas?



Você sabia que a localização das pessoas pode ser útil para o marketing? Um endereço IP ou a ativação do GPS em celular é capaz de oferecer dados valiosos para a empresa sobre o perfil, interesse e necessidade do público.

Descubra a seguir a importância do geomarketing e como ele pode ser aplicado, além de dicas para estimular o público a usá-lo!

Por que o geomarketing é tão importante?

O geomarketing é um conceito do marketing que utiliza a localização e visualização de dados do mercado em mapas. O objetivo é aprimorar a tomada de decisão estratégica.

A sua importância é reafirmada pela vantagem competitiva que a sua utilização gera, permitindo melhores oportunidades, maior conhecimento sobre o público-alvo, identificação do mercado, além da prospecção de clientes de acordo com a localização geográfica.

Como o geomarketing pode ser aplicado em uma estratégia de marketing?

O primeiro passo de sua aplicação será na segmentação geográfica. A ideia é encontrar um ou mais perfis específicos em determinada região que sejam diferentes culturalmente, em comportamento, socioeconomicamente, entre outros. A partir disso, será feito um desdobramento em relação ao preço, praça, produto e promoção para cada região de acordo com o perfil que ali se encontra.

Vale ressaltar que o geomarketing permite saber em qual região é melhor atuar. Assim, a empresa consegue investir com eficácia na estratégia de marketing, criando um conteúdo mais alinhado à necessidade do público local. Por exemplo, assim que realizar a localização, o usuário pode receber por SMS um cupom desconto a fim de que ele entre em sua loja.

Como usar a geolocalização no marketing?

Algumas ações estimulam o geomarketing. Para isso, é necessário contar com a localização mais precisa.

Confira as dicas a seguir!

Estimule o uso do check-in

Você já deve ter visto que redes sociais, como Facebook e Instagram, permitem a marcação de localidade.

Para estimular o seu cliente a usar esse recurso, é importante oferecer um desconto ou brinde para que o consumidor se sinta impelido a realizar o check-in. Divulgue essa campanha em todo canal em que a empresa está presente.

Promova a fidelização

Que tal premiar aquele cliente fiel? Esta é uma maneira de aumentar o seu público e ainda obter dados, a fim de promover uma futura ação de marketing, por exemplo.

Imagine que um cliente realize 10 check-ins em seu estabelecimento. Você pode premiá-lo por sua fidelidade, o que também ajuda a atrair uma maior clientela para a sua empresa.

Crie relacionamento na rede

No momento em que o usuário faz um check-in, você pode monitorá-lo, a fim de conhecer melhor sua preferência. Isso contribui para a criação de um relacionamento entre empresa e cliente porque gera uma experiência positiva.

Você poderá interagir de forma profissional, ao mesmo tempo em que dá aquele toque de humanidade, mostrando o que a sua empresa tem de melhor a oferecer. É possível responder um tweet, mandar mensagem no Facebook ou responder um comentário no Instagram, por exemplo.

O geomarketing é uma tendência que promete ser cada vez mais utilizada por empresas de diferentes segmentos. As possibilidades são variadas: desde o simples check-in até a criação de um filtro especial para rede social em determinado evento.

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