Busca
Agronegócio Gestão de Negócios

Saiba como emitir notas fiscais facilmente com o CoPiloto

mulher emitindo nota fiscal

​Quem já tem ou quer abrir o próprio negócio sabe o quanto é importante estar atento às responsabilidades e obrigatoriedades de uma empresa para fins de fiscalização.

Uma das principais questões diz respeito ao envio das informações de faturamento para os órgãos públicos. Nesse sentido, a emissão de Nota Fiscal é um dos processos mais importantes em uma empresa. Além de garantir a legalidade das vendas que são realizadas, se trata de uma obrigação para o empreendedor (Lei nº 8.846/94). Porém, sabemos que o processo de emitir nota fiscal além de ser burocrático, acaba pesando no bolso do pequeno e médio empreendedor.

Trouxemos neste conteúdo algumas das principais informações sobre Nota Fiscal e como o CoPiloto Santander pode te ajudar com um emissor fiscal integrado. Confira:

  • Como emitir nota fiscal;
  • Conheça o CoPiloto Santander;
  • Como emitir nota fiscal pelo CoPiloto Santander.

Como faço para emitir nota fiscal?

Para se abrir uma empresa é necessário definir a natureza do serviço prestado, que define o seu respectivo CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) na etapa de formalização.

Agora você deve estar se perguntando: mas o que isso tem a ver com a emissão de notas fiscais?

Vamos explicar!

Como já comentamos, a emissão de notas fiscais é um processo obrigatório para quem possui uma empresa (o MEI é única exceção livre dessa obrigatoriedade, saiba mais aqui) e quando se solicita à prefeitura a emissão de uma Nota Fiscal é exigido apenas um CNAE, aquele que melhor identifica o serviço prestado pela sua empresa. Portanto, essa definição da atividade é essencial para entender qual o tipo de nota fiscal a sua empresa deve emitir e formalizar a receita.

Por exemplo, entender se a sua empresa precisará emitir uma NF-e (produtos), NFS-e (prestação de serviços) ou NFC-e (comercialização direta de produtos e serviços ao consumidor).

Após essa definição, é necessário solicitar o credenciamento aos órgãos competentes da sua cidade ou estado, dependendo da atividade da sua empresa. Geralmente o processo deve ser realizado a partir do cadastro na Secretaria da Fazenda do Estado (SEFAZ).

Para emissão de NF-e, também é obrigatório adquirir um certificado digital junto às Autoridades Certificadoras credenciadas, como a Serasa Experian, Receita Federal e Serpro.

Após a formalização junto aos órgãos competentes, para emitir sua nota fiscal eletrônica será necessário um software emissor fiscal. É possível emitir gratuitamente com a versão oferecida pela SEFAZ do seu estado ou também por algum software contratado pela sua empresa, como o CoPiloto Santander.

A vantagem de se possui uma plataforma própria para a emissão é a integração com o sistema de gestão financeira do seu negócio, que proporciona maior produtividade, a partir do momento que possibilita a visão completa de relatórios e demais informações num só lugar.

O que é o CoPiloto Santander

O CoPiloto foi criado tendo em vista as principais dificuldades de quem está começando a empreender ou ainda tem poucos funcionários para colaborar na gestão administrativa.  

É uma plataforma completa, simples e intuitiva. Nela, você encontra o emissor de nota fiscal de produtos e de serviços e ainda outras facilidades, tais como: 

  • informações financeiras;
  • catálogo para cadastramento de produtos, serviços, fornecedores e clientes;
  • loja virtual integrada ao e-commerce Getnet e funcionalidade para gestão de estoque;
  • módulo de vendas com solução de PDV (Ponto de Venda);
  • módulo de relatórios;
  • DRE Simplificada;
  • alertas sobre o fluxo de caixa e muito mais!

Ter um emissor fiscal agiliza tudo! Conheça a ferramenta de ERP do CoPiloto e saiba como funciona, na prática! Veja todas as funcionalidades da plataforma em nosso post completo sobre o assunto.

Passo a passo: como emitir nota fiscal com o CoPiloto

O CoPiloto Santander está habilitado para emitir NF-e, a Nota Fiscal Eletrônica para todo o Brasil. Para habilitar essa funcionalidade, basta que a sua empresa possua Inscrição Estadual e esteja habilitada pela SEFAZ do seu estado para a emissão.

Confira nosso passo a passo e comece a emitir suas notas fiscais pelo CoPiloto Santander.

Configure as informações gerais sobre o Regime Fiscal e Tributário
O CRT (Código de Regime Tributário) está configurado como Regime Simples Nacional, pois é o regime tributário que o Santander trabalha. Porém, existem algumas especificações dentro deste Regime.

Para definir o CRT, acesse o menu CONFIGURAÇÕES > FISCAL > GERAL e selecionar o tipo de Código de Regime Tributário que deseja.

Em seguida, basta clicar em SALVAR para confirmar suas alterações!

Configure o certificado digital para emissão de nota fiscal
Para registrar o Certificado Digital em formato A1, acesse o menu CONFIGURAÇÕES > FISCAL > GERAL. Nessa nova página, habilite o campo ARMAZENAR O CERTIFICADO A1 NO SERVIDOR, alterando de CINZA para VERMELHO.

Prontinho!

Após configurar o certificado digital no sistema, para configurar a emissão de NF-e, lembre-se de cadastrar o Endereço de Faturamento de sua empresa, pois ele é essencial para a emissão de documentos fiscais.

Quem pode contratar o CoPiloto?

O CoPiloto fica disponível, exclusivamente, no Internet Banking Empresarial para correntistas do Santander. Ou seja, para contratar o CoPiloto basta ser cliente PJ Santander 😉

O primeiro mês de contratação não tem custo. A partir do segundo mês, o custo é de R$ 14,90 mensais. Clientes Santander com pacote Conta + Integrada 1 e Conta + Integrada 2 possuem o serviço do CoPiloto sem cobrança adicional.

Ah! E só para lembrar: não há limites de utilização no CoPiloto.

Você pode contratar o CoPiloto diretamente do seu Internet Banking Empresarial, no menu: 

CONTA CORRENTE > COPILOTO SANTANDER > CONTRATAR 

Vai ser aberta uma página com as principais funcionalidades da ferramenta e, mediante aceite do termo de uso, você poderá fazer a validação e contratação com o seu dispositivo de segurança. 

Você também pode contratar o CoPiloto pela Central de Vendas PJ, discando 0800 013 7333 de segunda a sexta-feira das 08h00 às 20h00, exceto feriados. 

Saiba mais sobre o Programa Avançar

Com foco no desenvolvimento do empreendedor, trazemos uma série de conteúdos que auxiliam na gestão do seu negócio. São cursos online e podcasts atualizados com as novidades do mercado, dentre outras vantagens exclusivas:   

  • conteúdos sobre educação financeira e facilidades para a sua empresa, como o Open Banking, Pix e demais meios de pagamento;   
  • oportunidades de negócios e parcerias;   
  • atendimento personalizado para apoiá-lo a expandir seus negócios para o mercado internacional; 
  • te auxiliamos a encontrar o seu novo estagiário aqui.   

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.