Busca
Agronegócio Gestão de Negócios

Networking: Como vencer a timidez na hora de colocar em prática

profissionais fazendo networking em uma empresa

Nenhum profissional alcança o sucesso sozinho. Mesmo sabendo a importância de conquistar contatos e boas relações para construir uma carreira consolidada, muitos acabam se prejudicando por conta da timidez.  

Se você possui esta característica, saiba que não é necessário se desesperar! Afinal, existem dicas e técnicas para driblar suas dificuldades de relacionamento e melhorar o seu desempenho no momento de fazer networking

O que é networking?  

Em inglês, “net” significa rede e “work” quer dizer trabalho. Por isso, o termo networking pode ser traduzido para rede de relacionamentos ou rede de contatos. 

Em outras palavras, a prática se refere a pessoas que trocam informações, experiências e oportunidades para que ambas as partes possam impulsionar seu crescimento profissional.  

9 dicas para vencer a timidez no momento de fazer networking  

Para conferir tudo o que você precisa saber sobre o assunto e colocar novas ações em prática, atente-se às informações a seguir.  

  1. Comece com quem você já conhece  

Quando se trata de pessoas tímidas, o ideal é que o networking avance gradativamente para que, aos poucos, a vergonha vá embora e interagir com diferentes profissionais se torne algo habitual.  

Ao conversar sobre assuntos corporativos com quem você já conhece, sua autoconfiança tende a se desenvolver para que as próximas experiências sejam bem-sucedidas. 

  1. Identifique oportunidades 

De fato, iniciar uma conversa exige que você saia da sua zona de conforto.   

Especialmente quando se trata de profissionais renomados, é importante observar o ambiente para identificar momentos favoráveis para iniciar uma interação. 

  1. Recorra a intermediários que te conectem 

Caso você tenha muita dificuldade para se apresentar a novas pessoas, vale contar com a ajuda de um conhecido que possa intermediar a relação. Dessa forma, é possível ter a chance de criar conexões sem precisar dar o primeiro passo.  

  1. Chegue cedo a eventos  

Eventos do seu nicho reúnem profissionais com objetivos semelhantes. Por isso, participar deles é uma excelente forma de fazer networking.  

Para ter sucesso em suas interações no local, uma boa estratégia é ser um dos primeiros a chegar. Com poucas pessoas no ambiente, é possível iniciar e conduzir conversas de forma mais tranquila. 

  1. Se prepare para a interação 

Se a sua ideia é fazer networking, certamente existem pessoas específicas que você tem interesse em conhecer, certo? Nesses casos, vale pesquisar o básico sobre as experiências destes profissionais e formular perguntas interessantes para o encontro fluir de forma agradável e produtiva.  

Vale ressaltar que o networking deve fluir naturalmente. Nesse sentido, não existe “receita de bolo” para garantir o sucesso das interações: por mais que haja preparação, é muito importante ser maleável de acordo com o andamento da conversa.  

  1. Ouça o que os outros têm a dizer 

Além de mostrar seu potencial, o networking é positivo para conhecer a trajetória e a visão da sua rede de contatos. Sendo assim, saber ouvir é essencial para que o diálogo seja agradável para ambas as partes.  

  1. Seja autêntico 

Vencer a timidez para ter sucesso em seus relacionamentos não significa interpretar um personagem. Na verdade, fingir ter características que não fazem parte da sua personalidade para tentar agradar os outros pode causar o efeito contrário.  

Acredite: para passar uma impressão positiva, nada melhor que ser você mesmo, demonstrando seus objetivos, experiências e ambições.  

  1. Troque contatos 

Se você já se apresentou a outro profissional e teve uma boa interação com ele, é o momento de demonstrar seu interesse em manter contato. Trocar cartões de visita, e-mails e adicioná-lo no LinkedIn são atitudes interessantes a serem tomadas neste momento.  

  1. Alimente o relacionamento  

O networking é definido por relacionamentos profissionais duradouros. Por isso, de nada adianta realizar uma primeira interação e nunca mais retomar a conversa.  

Eventualmente, marcar cafés ou reuniões com seus contatos para trocar experiências e contar novidades é uma ótima maneira de fortalecer a relação e acabar com a timidez.  

Saiba mais sobre o Programa Avançar

Com foco no desenvolvimento do empreendedor, trazemos uma série de conteúdos que auxiliam na gestão do seu negócio. Além de vídeos, podcasts e ebooks atualizados com as novidades do mercado, o Avançar oferece uma série de cursos com foco no empreendedor, entre eles: Curso de Educação Financeira, Curso de Crédito e Curso para MEI.  

Comece agora mesmo seu curso gratuitamente e ganhe um certificado digital. Cadastre-se!

Como abrir sua Conta MEI Santander

Simples, digital e precisa de apenas 2 documentos: 

• Documento de identidade (RG ou CNH) 

• Número de CPF 

>> Abra a sua conta MEI << 

Post ID: | Current Page ID: 5725

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.