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Mês do Cliente: ideias e promoções para fazer na sua empresa

cliente no mês do cliente

O mês do cliente pode ser uma ótima oportunidade para potencializar suas vendas. Durante o mês, é possível realizar ações que além de esvaziar o estoque, podem contribuir na divulgação e expansão da sua marca.
Como é de se esperar, a maioria dos consumidores busca por descontos nessa época, procurando por produtos em promoção e melhores preços. Por isso, é importante que a sua empresa esteja preparada e se planeje com antecedência, na criação de campanhas que possam ser desenvolvidas durante o mês. Trouxemos neste conteúdo as principais informações para quem quer impulsionar as vendas durante esse período do ano. Confira!

O que é o mês do cliente?

Criado com o objetivo de incentivar as compras num mês que, geralmente, apresenta uma baixa de vendas no cenário do varejo brasileiro, foi criado o dia do cliente, que acontece no dia 15 de setembro. 
Sendo assim, o mês do cliente no Brasil é setembro – e pelo dia do cliente ser justamente uma data que fica no meio do mês, é possível trabalhar diversas ações promocionais estendidas, válidas para as duas quinzenas. Dessa forma, é uma ótima oportunidade para comerciantes e lojistas impulsionarem suas vendas durante todo o mês de setembro.
É importante evidenciar que o mês do cliente é diferente da semana do consumidor, que tem início no dia 15 de março. 

Qual o propósito do Dia do Cliente?

Como já colocamos, a data foi criada para promover as vendas no mês de setembro, que historicamente representava um mês com baixa de vendas para os comerciantes. Além disso, é uma data que procura estreitar relações entre o comércio e os consumidores, com a valorização do cliente, proporcionando oportunidades de captação e fidelização. 

O que fazer para comemorar o Mês do Cliente?

É um período em que lojistas podem explorar promoções especiais e descontos por meio de ações e campanhas. Trouxemos aqui algumas ideias que podem ser implementadas no seu negócio, confira:

Mimos

O mês do cliente não pode fugir do foco principal: o cliente.
Sendo assim, pense e considere o que ele gostaria que a sua marca fizesse por ele. Clientes adoram receber mimos e brindes e, muitas das vezes, essas ações nem precisam ser muito custosas e já são o bastante para garantir a fidelização. Afinal, quem não se sente especial ao receber um presente? Por isso, faça um planejamento e analise a possibilidade de investimento em brindes, que podem ser físicos ou até mesmo vouchers para uma segunda compra, sendo uma forma de fidelizar clientes que estão tendo um primeiro contato com a sua loja.

Benefícios especiais

O dia do cliente também favorece a criação e desenvolvimento de ações com foco em quem já compra com frequência com você. Dessa forma, é possível incentivar a fidelização e estimular o engajamento com a sua marca. Isso pode ser implementado através de ações de cartões fidelidade ou outros benefícios que valorizem quem já compra com regularidade na sua loja.
Um exemplo bacana é o de descontos progressivos a partir da quantidade de compras.

Programa de vantagens

Um programa ou clube de vantagens também é uma boa ideia. É possível colocar em prática por meio do acúmulo de pontos. Sendo assim, sempre que o cliente fizer uma compra, ganha pontos que, posteriormente, podem ser trocados por vantagens no seu negócio.

Bônus e/ou Vales

Também é possível oferecer brindes de acordo com a compra feita pelo cliente. Um exemplo: Nas compras acima de R$200 o cliente ganha uma ecobag de brinde, em compras acima de R$300 o cliente recebe um vale compras no valor de R$30 para a próxima compra.

Descontos e promoções

Pensando no mês do cliente, é natural que nessa época os consumidores já estejam esperando por descontos. Sendo assim, é importante garantir descontos e promoções especiais para atender as expectativas e superar a concorrência, que geralmente é grande em eventos promocionais.
Uma dica é fazer uma pesquisa do que seus clientes mais gostam e que gostariam de ver com descontos. Essa pesquisa pode ser feita nas mídias sociais ou através de canais de ouvidoria da sua loja. Ao escutar o cliente e atender uma demanda, você potencializa as suas chances de vendas.

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