Toda data comemorativa é um prato cheio para restaurantes, bares e serviços ligados à alimentação, em especial no Brasil. Afinal, as festividades do brasileiro são sempre regadas a comidas e bebidas tradicionais de cada evento. Não é de se espantar que o comércio registre um aumento significativo do faturamento nessas ocasiões.
Na Páscoa não é diferente. Buscando atrair a atenção do cliente, o empresário investe em decoração, divulgação e brindes para garantir a casa cheia no almoço ou jantar. Porém, nada é tão eficaz quanto um menu especial para a data.
Quer inovar no cardápio de Páscoa deste ano e fazer sucesso com o público do seu restaurante? Confira neste artigo algumas opções que fogem do trivial e surpreendem até mesmo o paladar mais exigente!
1. Aperitivo: brusqueta
Para abrir a refeição, a brusqueta é uma alternativa simples, saborosa e que pode ser feita com diversos tipos de pães. O modo de preparo consiste basicamente em partir o pão, grelhar as fatias e adicionar a cobertura desejada.
A brusqueta tradicional leva tomate maduro, alho, orégano e manjericão. Mas em uma ocasião especial como a Páscoa, vale a pena testar outras variações, como:
-
tomate, azeitona e alcaparra;
-
gorgonzola, pera e mel;
-
creme de queijo e rúcula;
-
creme de berinjela (baba ganoush);
-
queijo brie e geleia de amora;
-
mix de cogumelos (shimeji, shitake e paris);
-
abóbora com ricota.
2. Entrada: sardela
O antepasto servido com torrada ou pão pode ser feito com sardinha, aliche ou anchova (ou até uma mistura deles). Para preparar, basta refogar uma quantidade generosa de alho em azeite e juntar os demais ingredientes.
O segredo do prato está no tempero: orégano, louro, erva-doce, páprica, pimenta calabresa, dedo-de-moça e do reino. Algumas receitas incluem ainda pimentão, azeitona, tomate e vinho branco.
3. Prato principal: lasanha de bacalhau
Sucesso em qualquer menu especial, a lasanha ganha uma variação caprichada para a Páscoa com recheio de bacalhau e molho branco. As camadas de massa e peixe devem ser intercaladas com um molho, que pode ser à base de queijo, o bechamel básico ou incrementado com raspas de limão e cebolinha.
4. Acompanhamento: legumes ao forno
Para acompanhar a refeição no cardápio de Páscoa, uma combinação de legumes assados no forno resulta em um prato leve e equilibrado. É possível utilizar vegetais da época — que, além de mais baratos, também estão frescos e saborosos.
Para preparar, basta cortar cada legume no tamanho desejado, regar com azeite e temperar com sal, pimenta do reino e ervas frescas. Algumas opções que podem entrar no menu especial (e continuar durante todo o ano) são:
-
abobrinha;
-
pimentão;
-
brócolis;
-
couve-flor;
-
abóbora;
-
cebola;
-
cenoura;
-
rabanete;
-
aspargo;
-
mandioquinha;
-
quiabo;
-
berinjela.
5. Sobremesa: folhado de maçã
Para fugir do excesso de chocolate que marca a data, uma opção leve e refrescante é o folhado de maçã. Ele pode ser preparado de duas maneiras: com a massa dobrada e recheada ou no formato de mil folhas, no qual cada camada de massa folhada é intercalada com uma fatia fina de maçã assada. A sobremesa pode ser servida com calda de chocolate ou acompanhada de sorvete.
Sair para almoçar ou jantar em uma data comemorativa, como a Páscoa, é um hábito comum do brasileiro. Mas, para se destacar entre a concorrência, é preciso elaborar um menu especial que contemple os sabores tradicionais com um toque diferenciado.
Além disso, é fundamental contar com uma equipe qualificada. Ser bem atendido é uma exigência do cliente moderno, e todo colaborador deve conhecer sua responsabilidade na dinâmica do time. Uma boa forma de melhorar o resultado em seu restaurante é oferecer feedback periodicamente, apontando pontos de melhoria e ressaltando as boas práticas no ambiente de trabalho.
Quer aprender a utilizar esse recurso com seu time? Aproveite o curso online oferecido pelo Santander e aprenda a dar feedback para sua equipe.