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Marketing de beleza: quais estratégias adotar neste nicho?

 

O segmento de beleza e estética é um dos mais estáveis na economia brasileira, embora a recessão tenha reduzido o volume de vendas em 2016, de acordo com um estudo da Nielsen. O marketing de beleza, por outro lado, é a chave para o sucesso desse segmento. Um estudo do governo federal chamado “Cenário do Negócio do Salão de Beleza no Brasil” aponta para um vertiginoso crescimento do setor.

Não podemos desconsiderar, ainda, os benefícios que as recentes mudanças no Simples Nacional trouxeram para as empresas. Agora, as alíquotas não serão mais cobradas contabilizando os valores pagos a profissionais, mas apenas o valor apurado como lucro líquido do salão. Portanto, o momento é ideal para investir em estratégias com o objetivo de aumentar a quantidade de clientes e fidelizar os que já foram atraídos.

Se é esse o seu objetivo, acompanhe as dicas a seguir e lucre mais com seu salão ou barbearia!

Invista em marketing de conteúdo

Seu negócio já está na internet? Se sim, é provável que já conte com pelo menos um site ou um perfil no Facebook. No caso dos sites, a melhor forma para capitalizar é torná-lo uma fonte permanente de consulta para as pessoas que buscarem por serviços de beleza na internet.

Assim, sempre que uma pessoa na sua região buscar por palavras-chave relacionadas ao seu negócio, será direcionada para o seu site — desde que ele cumpra os requisitos necessários para aparecer como destaque nas buscas. Nesse aspecto, é importante desenvolver:

  • uma estratégia de conteúdo, que envolve a publicação regular de artigos, vídeos, e-books e materiais informativos que usem as palavras-chave mais pesquisadas pelo seu público;
  • design UX — User Experience (UX) é o termo empregado para definir como seu site oferece ao usuário uma boa experiência de navegação;
  • responsividade para que seu endereço seja bem visualizado, não importando o dispositivo de acesso — sejam computadores, notebooks ou celulares.

Contrate digital influencers

Já ouviu falar em marketing de influência? Talvez você até saiba do que se trata, afinal, de alguma forma somos constantemente impactados por ações desse tipo. Sempre que algum artista famoso, uma personalidade do esporte ou da música chama nossa atenção para um produto ou serviço, está nos influenciando de alguma forma. 

Esse tipo de marketing se diferencia da publicidade tradicional porque, em vez de peças publicitárias, o espaço virtual utilizado são blogs ou as redes sociais, com destaque para o Instagram.

Uma lista da Forbes divulgou o quanto ganham os maiores digital influencers do mundo. Portanto, esse é um mercado milionário e que não para de se expandir. Escolha um influencer que se identifique com o seu negócio, avalie junto à sua contabilidade o quanto você pode investir e aproveite o enorme potencial dessa modalidade de marketing de beleza.

Invista na experiência do cliente

Salões de beleza e barbershops são, acima de tudo, espaços de convívio ligados ao bem-estar e à qualidade de vida. As pessoas que procuram por seus serviços estão interessadas em muito mais do que um corte de cabelo ou uma repaginada no visual: elas querem se sentir especiais, desejadas e transmitir uma boa imagem. 

Entenda que você vende algo além de serviços de estética, que precisa ser sentido desde o momento em que um cliente entra no seu salão. Para isso, é fundamental contar com um ambiente bem decorado, que comunique boas vibrações e que seja confortável. 

Além disso, tente receber as pessoas sempre com “tapete vermelho” estendido. Ofereça café, água ou mesmo bebidas como cerveja ou espumante. Tudo isso funciona como atrativo e para fidelizar o cliente que quer, no fim das contas, se sentir especial. Essa é a proposta do marketing de beleza: atrair, fidelizar e encantar. Tenha esses objetivos sempre em vista e faça ainda mais sucesso.

Agora que você conhece as principais estratégias para alavancar seus negócios no ramo da beleza, compartilhe este artigo nas redes sociais. Conhecimento é poder!

 

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