Para que uma empresa cresça e conquiste uma fatia maior do mercado, o marketing não é opcional, mas uma ação fundamental. Pensando nisso, todo negócio deve criar um site e divulgar seu produto ou serviço no mundo digital. Para que essa estratégia funcione, é importante transformar o visitante em possível cliente. A landing page é o recurso ideal para alcançar esse objetivo.
Quer saber o que é landing page e como usá-la para abordar seu público-alvo? Então, continue a leitura deste artigo. Vamos explicar a função desse tipo de página no marketing digital, além de mostrar o que é essencial na sua construção. Acompanhe!
O que é uma landing page?
Trata-se de uma página de conversão que tem o objetivo de coletar dados de contato do visitante. Para isso, ela usa uma oferta atrativa. Trata-se em geral de um material útil (como um e-book, infográfico, ferramenta ou link para webinar) disponibilizado gratuitamente.
Qual é a importância da landing page?
Para ter sucesso com o marketing digital, o ideal é que a empresa vá além de apenas divulgar seu produto ou serviço. Ela deve estabelecer um relacionamento com o possível cliente, conscientizando-o de um determinado problema e mostrando uma solução — o que inclui seu produto ou serviço.
A landing page é a melhor estratégia para iniciar esse relacionamento. Ao propiciar uma vantagem ao visitante do site, ela consegue informações de contato e a oportunidade de conversar diretamente com ele.
Portanto, a landing page tem uma função essencial: transformar o visitante, esporádico ou não, em um seguidor (lead). Dessa forma, a empresa tem a chance de enviar um conteúdo que conscientize sobre o benefício do seu produto ou serviço. Depois, é possível abordar o lead com uma oferta e levá-lo à decisão de compra.
O que não pode faltar em uma landing page para gerar conversão?
Em primeiro lugar, é preciso definir 'conversão'. No marketing digital, esse termo significa conseguir que a persona (seu cliente em potencial) realize a ação que a empresa deseja.
Portanto, se o objetivo do negócio é conseguir o nome e o e-mail do visitante do site, a conversão acontece quando ele preenche o formulário de uma landing page com esses dados.
Existem outros tipos de conversão em etapas diferentes do funil de venda. Pode ser o clique em um link para solicitar a demonstração de um produto ou o contato com a equipe de vendas, por exemplo.
Mas a landing page precisa ser convincente para que a conversão aconteça. Isso exige o uso de alguns elementos. Veja a seguir quais são!
Título e subtítulo
Um título deve ser interessante para atrair o leitor. Elabore-o para despertar a curiosidade do visitante. Ele precisa julgar que o material é indispensável para alcançar seu objetivo.
Descrição atrativa
Esse texto deve ser curto, mas eficiente em mostrar o que o usuário vai ganhar ao aceitar a oferta. Se for um material rico, como e-book ou infográfico, também pode ser útil fornecer uma breve relação dos seus tópicos.
Formulário
Para obter a oferta, o visitante precisa preencher um formulário. Solicite os dados que você precisa, mas sem exagerar. Exigir informações demais deixa o usuário desconfiado.
CTA
Essa é a sigla de Call To Action, ou chamada à ação. É um convite incisivo, que estimula o visitante a fazer o que foi proposto: preencher um formulário ou clicar em um link, por exemplo.
Imagens
O aspecto visual da landing page também é importante. Uma boa imagem demonstra que a empresa faz um trabalho profissional, além de ter um efeito psicológico que influencia na decisão do visitante.
Agora você já entendeu o que é necessário para ter uma landing page que converte. Porém, no dia a dia de um negócio, nem sempre o gestor consegue se dedicar às ferramentas digitais sem perder o foco na sua atividade principal.
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