Na era da tecnologia, entender a jornada de compra do consumidor é uma necessidade de toda empresa. Afinal, a concorrência acirrada exige uma estratégia sólida para se destacar no mercado.
Importante saber que a conexão emocional do cliente com a marca é um requisito fundamental para a fidelização. Na prática, isso significa que o consumidor precisa criar um vínculo positivo com o produto ou serviço que a sua empresa oferece.
Pode até parecer contraditório falar em conexão emocional quando a tendência aponta para ferramentas digitais que diminuem o contato humano do processo de compra. Porém, investir no relacionamento com o cliente pode trazer um resultado positivo duradouro para o seu negócio. Um consumidor satisfeito tende a comprar mais e ainda ajuda a divulgar a marca para sua rede de contatos.
Quer aprender a criar uma conexão emocional verdadeira com o seu público? Acompanhe!
Ofereça um atendimento personalizado
Virtual ou presencial, o atendimento ao cliente deve ser sempre cordial e prestativo. É fundamental investir no treinamento de cada funcionário que tem contato direto com as pessoas interessadas em adquirir seu produto.
Desde oferecer um café ao comprador na loja até tratar seu consumidor pelo primeiro nome ao enviar uma mensagem, cada detalhe deve ser pensado com atenção, a fim de gerar uma conexão emocional.
Crie uma campanha que valoriza o fator emocional
A técnica do storytelling tem sido utilizada com sucesso em ações promocionais ao redor do mundo. Por meio de uma história fictícia, é possível causar uma emoção positiva em seu público, aumentando a identificação do cliente com a marca. É o caso de um vídeo ou anúncio nostálgico, por exemplo, que desperta um sentimento forte e pode impulsionar a compra.
Aplique o marketing sensorial em seu negócio
A conexão emocional está intimamente ligada aos cinco sentidos. Estimular audição, tato, visão, olfato e paladar do cliente pode associar uma sensação positiva com a sua marca, criando um efeito permanente na memória.
Veja algumas maneiras de aplicar essa estratégia:
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utilize uma paleta de cores que transmita tranquilidade;
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crie uma fragrância exclusiva para a loja;
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coloque som ambiente no ponto de vendas;
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pense na textura da embalagem do produto;
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ofereça ao cliente um biscoito ou mini chocolate como brinde.
Com criatividade, é possível chegar a outras alternativas para ativar todos os sentidos do seu público.
Estimule o engajamento do cliente
Um fator importante para uma experiência de compra positiva é o engajamento. Atualmente, é possível utilizar a tecnologia para interagir com o consumidor a todo momento, por meio das redes sociais.
Para estreitar o vínculo e criar uma conexão emocional com o cliente, você pode utilizar uma enquete, bate-papo, concurso online e outros recursos dentro da sua estratégia de marketing. Pedir feedback após uma aquisição também é uma prática que pode trazer um bom resultado.
O que todos esses pontos têm em comum é o foco no cliente — um requisito essencial para criar uma conexão emocional verdadeira. Ouvir o seu público, entender seus desejos e necessidades é fundamental para ter um resultado positivo no faturamento e na imagem da empresa junto à clientela.
Quer entender melhor o que o consumidor espera do atendimento de uma organização? O Programa Avançar do Santander Negócios e Empresas disponibiliza este vídeo sobre como fazer um atendimento ao cliente de forma eficiente. Assista e entenda como esse pode ser um diferencial da sua instituição!