Você costuma observar detalhes das páginas da internet de empresas e negócios, enquanto consulta a informação desejada?
Reparou que, cada vez mais, em um determinado trecho da homepage, há um espaço voltado para depoimentos e testemunhos dos clientes?
Essa é uma tendência nos canais digitais de divulgação das PME, onde as avaliações satisfatórias dos consumidores recebem destaque e identificação na página inicial do negócio. Muito mais que um modismo, usar depoimentos de clientes pode ajudar seu site.
Neste artigo vamos abordar algumas vantagens relacionadas a essa prática bastante comum no mercado brasileiro.
Vantagens dos depoimentos de clientes
Para o internauta que, pela primeira vez, entra em contato com sua PME através do site, acessar um espaço para depoimentos, bem escolhidos, bem editados e, principalmente, verídicos, resulta em excelentes resultados.
O primeiro deles é dar humanidade ao seu modelo de negócio. Ou seja, assim que o depoimento do João da Silva aparece bem descrito em sua página, ocorre uma espécie de prova social.
O cliente costuma ter uma boa impressão ao saber que os serviços atenderam às expectativas de uma outra pessoa. Em alguns casos, o próprio teor do depoimento por “conversar” diretamente com as dores do cliente – e assim impactar de forma extremamente positiva o leitor.
Como conseguir o depoimento de um cliente
Ao terminar uma bem-sucedida relação comercial, leve em consideração a possibilidade de obter a autorização do cliente para colher o seu depoimento sobre o negócio recém-concluído.
Se ele concordar, colha essas informações obedecendo algumas regras básicas: quem é o cliente; qual foi o serviço a ele prestado; e de que forma sua empresa ajudou esse consumidor e atendeu aos seus anseios?
Organize os depoimentos
É importante manter uma dinâmica de atualização dos depoimentos dos clientes para sua empresa. Se por um lado, apresentar um único depoimento pode não ser o ideal, por outro, colocar muitos testemunhos de uma só vez também não favorece à compreensão.
Nossa dica é disponibilizar três depoimentos. A cada mês ou bimestre, renove, troque um ou outra e, sempre que possível, colha novas opiniões de clientes, para estar sempre renovado.