O cérebro humano se interessa por boas histórias. Essa forma de registrar o passado e de entreter dominaram a cultura da nossa espécie. Baseados nesse conceito, a tática chamada de storyselling surgiu no ramo empresarial.
StorySelling (em português, “venda de uma história”) é uma ferramenta muito poderosa de marketing, que consiste em contar as histórias certas sobre sua empresa, para conseguir atingir um nível de prosperidade por meio da atração do cliente.
A partir desse método, você quebra as barreiras criadas pelo ato da venda e pode construir o laço que quiser com clientes e fornecedores potenciais, sem que eles percebam o que você está fazendo.
Veja quatro pontos essenciais para realizar um StorySelling de sucesso:
1- Simplicidade
Como as pessoas recebem uma quantidade muito grande de informações todos os dias, seja sucinto ao contar sua história. Caso o contrário, ninguém se lembrará do que você disse, a não ser que estivesse prestando muita atenção, o que não é usual. Utilize dados de fácil compreensão e que possam ser lembrados sem muito esforço. A simplicidade é a chave para que o marketing efetivo seja realizado.
2- Autenticidade
Crie uma história que seja capaz de convencer os compradores. Se você colocar um tom puramente de venda durante sua fala, o ouvinte não encarará os fatos contados com a seriedade que você necessita. Além disso, seja convincente. O StorySelling não funcionará se não acreditarem no que você diz.
3- Visibilidade
Mostre-se visível. Os ouvintes costumam dar maior credibilidade para pessoas que eles já conhecem por meio da mídia, alguém que eles gostem ou quem demonstra grande conhecimento sobre o assunto que será abordado. Esses perfis têm mais chances de vender seus produtos.
4- Relevância
A história escolhida precisa gerar uma identificação por parte do ouvinte, uma empatia. Além disso, as pessoas se interessam por prestígio e status e se seu StorySelling deixar claro que você pode fornecer essas características para a vida dos compradores, com certeza será uma forma de atraí-los para o seu produto.