Busca
Agronegócio Gestão de Negócios

Como reduzir a conta de luz do meu negócio: 5 dicas

mulher no computador segurando conta de luz

Para manter as finanças do seu negócio em equilíbrio, economizar faz toda a diferença. Em determinados setores, os gastos com energia elétrica costumam ser altos.  

Felizmente, existem diversas estratégias que podem reduzir o valor da conta de luz de uma empresa. Algumas, inclusive, podem ser aplicadas de forma simples. Confira as dicas abaixo! 

  1. Invista em fontes renováveis de energia  

Investir em painéis de energia solar pode ser uma boa opção. Afinal, por meio desta alternativa, os gastos com a conta de luz se tornam significativamente menores a longo prazo. 

Além de trazer retorno em economia, contar com fontes renováveis de energia também é interessante para que o seu negócio passe a contribuir com a sustentabilidade. Atualmente, quem está conectado na baixa tensão tem a possibilidade de optar pela geração distribuída

  1. Adapte seu horário de funcionamento 

No Brasil, é no período das 17h às 22h que se concentra o maior gasto energético. Para reduzir o consumo, existe a chamada tarifa branca, que conta com valores mais acessíveis para consumidores de baixa tensão durante os horários de pico.  

Seguindo esta lógica, vale a pena desempenhar as atividades da sua empresa em horários que não contam com o aumento da tarifa. Dessa forma, é possível obter uma redução de 15% no custo da sua conta de luz.  

  1. Dê prioridade à luz natural 

A luz solar pode ser uma ótima aliada para te ajudar a diminuir o consumo de energia elétrica no dia a dia. Por isso, abra bem as janelas e aproveite a iluminação natural durante o horário comercial.  

  1. Preste atenção ao adquirir equipamentos 

Equipamentos antigos costumam exigir mais da rede elétrica. Por isso, caso precise realizar alguma troca no seu negócio, escolha as opções mais novas e com tecnologia mais aprimorada.  

Vale ressaltar que existem dois parâmetros no mercado que indicam quais são os eletrodomésticos mais econômicos: o selo Procel e a etiqueta do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). 

  1. Conscientize seus funcionários sobre a economia 

Com toda certeza, o ato de desligar o ar-condicionado, luz, computador e televisão enquanto não estão sendo utilizados faz toda a diferença para quem deseja reduzir os gastos com energia.  

Além de fazer bem para o seu bolso, esta é uma ótima iniciativa para o meio ambiente. Pensando nisso, é válido alertar seus funcionários sobre a economia, seja por meio de placas interativas espalhadas pela empresa ou e-mails que enfatizem bons hábitos de consumo. 

Impulsione seu negócio com o Programa Avançar  

Quer aprimorar seus conhecimentos e ter sucesso em sua jornada empreendedora? Temos diversos conteúdos para te ajudar a crescer cada vez mais. Inscreva-se em nossos cursos completos, gratuitos e com certificado!  

  

Post ID: | Current Page ID: 5935

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.