Comprometer-se com a responsabilidade social e ambiental por meio do Marketing de Causas é um tema que tem ganhado cada vez mais espaço no mundo corporativo. Além de contribuir para transformar o mundo em um lugar melhor, ações como o MC Dia Feliz e a Avon Contra o Câncer podem aumentar a receita de uma empresa.
'As iniciativas têm como objetivo relacionar a organização a temas que mobilizam clientes, consumidores e stakeholders, podendo, inclusive, atrair admiradores e gerar mais receita', diz a docente da Business School São Paulo Adriana Arcuri.
As chances de atingir o sucesso também podem ser maiores, segundo a especialista: 'empresas que encontram formas de inovar em soluções e valores socialmente responsáveis ou associados a causas têm mais probabilidade de sucesso no longo prazo', explica.
Ela destacou ainda que qualquer organização pode praticar o MRC, independentemente do tamanho, seguindo o guia abaixo:
1. Escolha uma área de atuação
É fundamental que esteja alinhada com a missão da companhia.
2. Verifique se os funcionários são mobilizados pela causa
É importante escolher uma causa legítima para a sociedade e que seja capaz de mobilizar as pessoas, dentro e fora da empresa.
Buscar elementos e espaços inexplorados vão fazer a diferença.
4. Selecione com cuidado parceiros como ONGs e beneficiários
É relevante ter alinhamento de valores, missão e vontades. As regras de negociação e metas precisam estar claras para todos os envolvidos, assim como o alinhamento da mensuração de resultados e prazos. Este tipo de parceria envolve negociação como todas as outras da empresa.
5. Escolha um bom nome
É a chave para a identidade da campanha.
6. Tenha uma equipe estratégica
O time responsável pelo projeto deve reunir representantes de diversas áreas da empresa.
7. Use todos os ativos possíveis para promover a causa
Aproveite, por exemplo, voluntários, doações em dinheiro ou outros recursos e eventos.
8. Comunique, comunique e comunique!
Efetivamente e por todos os canais possíveis.
9. Seja local
Ações globais ou nacionais podem não ter o impacto esperado.
10. Inove
Continue sempre em busca de novidades, parceiros e ações.
Marketing de Causas nas Olimpíadas
Posicionar-se a favor de causas sociais contribuiu para que o Bike Café fosse a empresa selecionada para servir café no pavilhão da Dinamarca, durante as Olimpíadas. É o que contou um dos fundadores da companhia, Murilo Casagrande, em entrevista ao Santander Negócios & Empresas. 'Foi um contrato muito bom, que conseguimos justamente por causa do nosso posicionamento social'.
Foto: Divulgação
O Bike Café busca incentivar o ciclismo e reverte 10% de suas receitas para o Instituto Aromeiazero, que tem diversos projetos sociais. De acordo com Adriana, esse é um case de organização que já nasceu com o MRC no DNA: 'a causa é a sua identidade'.
A dica de Casagrande para quem deseja conseguir aumentar a sua receita com o Marketing de Causas é não se esquecer de dar o exemplo a seus colaboradores e olhar sempre ao redor dos negócios. 'A gente vai trabalhar de bicicleta para inspirar a equipe. Além disso, toda companhia pode contribuir mais com a própria comunidade do entorno', diz.
Leia também:
» Como usar o Marketing Digital para impulsionar seus negócios
» Por que a sua empresa deve fazer marketing de conteúdo