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Como aproveitar o Dia do Consumidor para impulsionar ainda mais seus negócios

Clientes são a alma de um negócio. Sem a sua aprovação, dificilmente um produto ou serviço consegue se destacar no mercado, posicionando uma marca de maneira positiva. Para celebrar sua importância, segurança e direitos, foi criado o Dia do Consumidor – celebrado todo dia 15 de março, desde 1983.

Apesar de não ser tão divulgado como a Black Friday, o Dia do Consumidor pode gerar bons resultados para empresas que saibam explorá-lo – especialmente as organizações que se dedicam a entender as necessidades de seus clientes, respondendo às expectativas como comprador.

Descubra como o Dia do Consumidor pode te ajudar a não só conquistar novos clientes, como também fidelizar os antigos ao seu negócio. E lembre-se: as ações abaixo não devem ser pontuais a datas comemorativas, e sim ao dia a dia da companhia.

CANAIS DE COMUNICAÇÃO
Toda empresa precisa ser acessível para conquistar clientes. Mas não basta ter canais de comunicação, sem estar disponível: garanta uma comunicação rápida e eficiente entre sua organização e os consumidores, respondendo e-mails, telefonemas e redes sociais em um curto período de tempo.

INTERAÇÃO
Também não basta ter canais de comunicação funcionando, sem saber responder da maneira adequada. É preciso ser gentil e prestativo e fugir de um atendimento robotizado. Recusar atender um cliente: jamais! Mostrar que se preocupa com seu comprador é fundamental na hora de fidelizá-lo ao seu negócio.

AUXÍLIO
Clientes gostam de ser atendidos com exclusividade e comprar sem preocupação. Por esse motivo, investir em esclarecer a dúvida dos consumidores, com certeza trará um retorno positivo para a empresa. Aproveitar o e-commerce para dar dicas de como utilizar o produto ou serviço ou como aproveitar a compra ao máximo aproxima o comprador do seu negócio. Criar um canal com as perguntas e respostas mais comuns também pode facilitar a aproximação.

PROMOÇÃO
Promoções exclusivas para clientes antigos garantem um retorno mais do que positivo para empresas. Consumidores gostam de ser lembrados e, mais ainda, de serem reconhecidos. Dar descontos pontuais, deixar o frete gratuito por um período, entregar produtos e serviços para teste, liberar uma pré-venda: o importante é mostrar para o comprador sua relevância para o negócio.

RESOLUÇÃO
Clientes que não tem seus problemas solucionados, definitivamente, não voltam a comprar de uma empresa. Problemas devem ser evitados ao máximo, mas, caso aconteçam, sua resolução deve ser prioridade para a organização: é preciso ter uma política de troca e devolução, prazos bem definidos e preços esclarecidos. Transparência, sempre.

Quatro direitos do consumidor para você não esquecer
1. Acesso às informações cadastrais da empresa, como CNPJ, endereço e telefone;
2. Recebimento da nota fiscal;
3. Arrependimento pela compra em até sete dias corridos, após o recebimento do produto, podendo devolvê-lo à empresa;
4. Troca de produtos que apresentem defeitos no prazo de 30 dias, para não duráveis, e 90 dias para os duráveis.

 

 

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