Qualquer estratégia de internacionalização deve incluir parceiros que forneçam apoio à operação fora do país, como um banco no exterior pelo qual o negócio realizará transações financeiras. Nesse caso, existem pontos que precisam ser avaliados para não errar na escolha e, consequentemente, influenciar de forma negativa no processo de internacionalização do seu negócio.
Com o objetivo de ajudar você a tomar a decisão mais adequada para a sua empresa, separamos uma lista com alguns deles. Com uma boa análise você aumentará a probabilidade de escolher, de maneira acertada, a instituição bancária internacional. Acompanhe!
Forma de abrir a conta
Primeiramente, verifique se o processo de abertura de conta bancária no exterior para movimentações internacionais é ágil. Também cheque se há muita burocracia, pois é comum haver exigências por se tratar de um processo mais cuidadoso — no entanto, o excesso pode prejudicar a empresa.
Essa checagem será importante para o caso de você estar em uma iniciativa de internacionalização avançada e precisar fazer operações financeiras com urgência. Se a abertura for muito demorada, ela poderá comprometer o funcionamento do seu negócio, mas saiba que existirá certo nível de burocracia por conta da natureza desse processo.
Além disso, existem locais em que não é necessário ser cidadão, tampouco residente para iniciar uma conta como estrangeiro. Esse tipo é conhecido como conta não residente, que também possibilita à organização executar movimentações bancárias no país escolhido.
Contudo, existe a chance de haver limitações de crédito e de outros produtos financeiros, como investimentos. Por outro lado, há regiões em que o negócio deve ser registrado localmente para a abertura da conta como organização, como no Reino Unido.
Recomendações de outros empreendedores
É importante buscar empreendedores internacionais que tenham experiência com bancos no exterior e que, portanto, possam compartilhá-las com você. Também é preciso ver quais instituições são recomendadas e que pontos positivos e negativos são destacados. Além disso, aproveite para pesquisar outras parcerias no exterior para processos distintos.
Presença digital e física em outros países
Uma instituição bancária com ampla presença digital poderá oferecer um suporte melhor para o seu negócio via internet. Se o banco tiver uma rede internacional de agências, melhor ainda para a sua empresa — especialmente se houver planos de expandir as operações para outras regiões, em que haja pontos de atendimento.
Qualidade no suporte à internacionalização e a exportações
Outro fator a observar é a qualidade no suporte às exportações brasileiras. É importante que o banco conte com programas de apoios à internacionalização.
Aliás, o Santander mantém o programa International Desk, que é uma rede coordenada entre as diferentes unidades que fazem parte do banco no mundo inteiro. Nela, há profissionais disponíveis para fornecer a ajuda necessária no processo de internacionalização do seu negócio.
Tarifas de remessas
Caso seja necessário enviar dinheiro para sua operação no exterior, é vital checar a tarifa praticada pelos bancos internacionais para remessa financeira. Afinal, essa despesa poderá impactar significativamente nas contas do seu negócio — especialmente se você realiza muitas operações do tipo em um curto período de tempo.
Contar com um banco no exterior que seja parceiro é importante para toda organização que deseja se internacionalizar. Além de facilitar operações financeiras, ele poderá fornecer apoio em outros aspectos, como na indicação de consultorias e profissionais que ajudam a empresa a se adaptar a pontos da legislação contábil e jurídica do país desejado.
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