Todo ano, milhares de pessoas vão para o exterior em busca de complementar a formação acadêmica, ganhar experiência profissional, expandir um negócio ou investimento ou simplesmente imigrar. Porém, como a lista de destinos é grande, nem sempre é fácil encontrar aquele capaz de atender melhor a sua necessidade. Por esse motivo, reunimos neste artigo 4 dos países preferidos dos brasileiros.
Usamos como base a estimativa populacional liberada pelo Itamaraty, que indica as nações mais procuradas pela comunidade brasileira. Acompanhe!
1. Canadá
O Canadá desponta na preferência de quem procura um destino no exterior para investir na continuidade da própria formação. Dessa forma, é possível qualificar-se tanto para o mercado de trabalho nacional quanto para o internacional.
A razão disso é que, segundo o QS World University Rankings 2019, formulado pelo QS Top Universities, há 26 universidades canadenses entre os mil centros acadêmicos mais conceituados em todo o mundo.
Por exemplo, a University of Toronto (28ª), a McGill University (33ª) e a University of British Columbia (47ª), que são referências graças às faculdades de economia, gestão comercial e negócios que oferecem, respectivamente.
2. Austrália
A Austrália, por sua vez, atrai o brasileiro pela semelhança no clima — que é majoritariamente subtropical — e pela política migratória, bastante favorável a quem procura viver no país. Um exemplo disso são os variados programas de vistospara que o profissional qualificado atue com comércio e empreendedorismo local.
Não é para menos que o Departamento de Negócios Estrangeiros e Comércio Australiano aponta em material publicitário que imigrantes compõem 28,2% da população (aproximadamente 6.751.008 de cidadãos).
3. Estados Unidos
Os EUA lideram entre os países preferidos dos brasileiros. Segundo os dados do Itamaraty, há mais de 1,4 milhão de pessoas que já se estabeleceram no país norte-americano.
Conforme levantamento do Ministério das Relações Exteriores em parceria com a ApexBrasil, um motivo por trás disso é que muitas companhias nacionais decidem operar no exterior, especialmente as de grande e médio porte.
Visando atender à diversidade do público consumidor nativo, 68,8% dos empresários decidem entrar no mercado estadunidense por meio de um escritório comercial, distribuidora local ou franquia.
Dessa forma, buscam não só uma maior lucratividade e expansão do negócio, mas também inovar e globalizar o produto ou serviço que oferece.
4. Portugal
Já Portugal se destaca por compartilhar a mesma língua, o que facilita a adaptação no destino, e por ser uma nação que oferece um excelente padrão de qualidade de vida. De acordo com o Global Peace Index, que é elaborado pelo Institute for Economics and Peace, trata-se do 3º país mais seguro do planeta.
O Brasil aparece na 106ª colocação no mesmo ranking, que analisa fatores como instabilidade política, índice de criminalidade, ações terroristas, conflitos civis internos e relações internacionais.
Como você viu, entre os países preferidos dos brasileiros não faltam destinos que oferecem oportunidade tanto para facilitar a imigração regular quanto para a expansão da sua empresa.
Por isso, caso você decida explorar um novo mercado, não deixe de conferir o Santander Trade — um portal que vai facilitar a internacionalização do seu negócio!