Todo empresário deseja obter resultados contínuos em longo prazo. No entanto, é preciso focar em ações estratégicas para conseguir um crescimento saudável, capaz de perpetuar o sucesso do negócio por muitas décadas.
Afinal, a ideia de sustentabilidade também está relacionada com a sobrevivência da empresa. Quem não cresce fica parado. A busca por melhorias estimula a criatividade, a capacidade de inovação e novas conquistas.
Neste artigo, confira 5 passos para você ser bem-sucedido nessa missão:
1. Tenha um planejamento estratégico bem-estruturado
Planejar é a forma mais segura de se preparar para o futuro. Fazer isso de forma inteligente significa ter objetivos claros, traçar metas realistas, identificar as oportunidades externas e usá-las de acordo com os objetivos da empresa.
Além disso, um bom planejamento responde aos questionamentos essenciais sobre a sua realidade atual, onde você quer chegar e qual o melhor caminho a percorrer. É uma espécie de bússola que auxilia nas tomadas de decisão.
Mas, cuidado: é importante rever o plano com certa frequência e fazer reajustes sempre que for necessário. Isso porque tanto o mercado como o comportamento do consumidor sofrem mudanças.
2. Organize a gestão financeira
O equilíbrio da gestão financeira é outro passo em direção ao crescimento saudável. Por isso, determine os valores necessários para cada etapa do planejamento e mantenha o controle do fluxo de caixa sempre alimentado com as informações mais recentes.
Dessa forma, você tem conhecimento de entradas e saídas, gasta apenas o necessário, pode reservar um fundo para situações de emergência e acompanhar a atualização de todos os movimentos em tempo real.
Que tal conhecer soluções educacionais nas áreas de gestão e governança? Fazemos um diagnóstico empresarial gratuito, entre outros serviços. Saiba mais.
3. Invista em boas práticas de marketing
O seu cliente está conectado o dia todo no escritório, em casa, no shopping ou em qualquer lugar. Segundo a pesquisa Content Trends 2017, 98,2% das pessoas consomem conteúdo na internet — a grande maioria por meio do smartphone.
Por isso, se você quer aumentar o faturamento, satisfazer os clientes e conquistar novos, nada melhor que fortalecer a sua estratégia de marketing digital. Produza materiais relevantes e marque presença nas redes sociais para engajar os seguidores.
4. Automatize os processos
Assim como a área de finanças, o setor de estoque e outros departamentos que exigem controle precisam ser automatizados para otimizar a produtividade, evitar retrabalhos e outros prejuízos.
Quando o fluxo dessas atividades acontece de maneira natural é sinal de que a empresa está no caminho certo para crescer com saúde. Hoje, contar com softwares de gestão e armazenamento de dados em nuvem são práticas indispensáveis.
5. Monitore o desempenho para ter um crescimento saudável
Peter Drucker (1909-2005), conhecido como o pai da administração moderna, dizia que “o que pode ser medido pode ser melhorado”. Ou seja, só podemos aperfeiçoar alguma coisa se temos conhecimento das deficiências.
Sendo assim, como descobrir se a sua empresa está crescendo ou precisa de reforço? É possível fazer essa avaliação de várias maneiras: por meio de relatórios sobre o desempenho de cada setor, análise de métricas como o ROI (Retorno sobre o Investimento), ticket médio que indica o valor médio de gasto do consumidor ou outros.
Como você viu, é preciso providenciar um bom planejamento, organizar a gestão financeira, investir em boas práticas de marketing, automatizar os processos e monitorar os resultados para garantir o crescimento saudável da sua empresa.