Como você se sente em relação à sua vida profissional? Percebe que precisa melhorar algo ou que não está aproveitando ao máximo o seu tempo? O mundo corporativo atual exige muito mais do profissional do que o de antigamente. Logo, para atender à demanda crescente de afazeres, mas também de conhecimento, é necessário realizar a correta gestão do tempo.
Neste artigo, você vai descobrir como um hack de produtividade pode ajudar a gerir melhor o seu tempo, potencializando o seu desempenho profissional!
Saiba o que é um hack de produtividade
Para entender o que é hack de produtividade, é preciso compreender cada termo individualmente. Hack é uma palavra em inglês que significa cortar, ou seja, realizar uma mudança brusca. Pode ser interpretado como um 'macete' ou 'atalho'. Já a produtividade é a eficácia em completar uma tarefa, sendo o resultado da capacidade de produção.
Logo, o hack de produtividade é a expressão usada para designar uma ação que ajuda a melhorar a sua performance em alguma atividade. A princípio, a palavra hack foi introduzida pela área de TI justamente para designar uma mudança inteligente de um projeto em execução.
Com o desenvolvimento da relação setorial de uma empresa, tal ação foi incorporada em toda produção. A ideia é que o profissional consiga cumprir um propósito começando pela transformação de uma pequena atitude.
Conheça os melhores hacks para melhorar a sua performance
Sabe o que Bill Gates (Microsoft), Mark Zuckerberg (Facebook) e Jeff Bezos (Amazon) têm em comum? Eles usam hacks de produtividade para fazer a gestão do tempo. Bill Gates, por exemplo, busca realizar uma tarefa de cada vez, concentrando toda a sua atenção na solução do problema.
A seguir, você vai conhecer melhor uma lista para aplicar à sua rotina!
1. Seja disciplinado
A indisciplina é uma grande inimiga da produtividade. Portanto, se você quer melhorar a sua performance, estabeleça um horário para realizar cada tarefa e respeite esse tempo.
Isso vai ajudar a criar uma rotina saudável, aumentando a eficácia na execução de seus afazeres. No começo pode ser difícil, mas com o tempo você verá que consegue concretizar muito mais do que imagina.
2. Tenha uma boa noite de sono
Deixar de dormir para concluir uma tarefa é um erro. Isso não só prejudica a sua produtividade, como faz com que a procrastinação se torne um hábito. Organize o seu dia a fim de ter uma boa noite de sono.
Nada de levar o celular ou o notebook para a cama. Tenha um momento para relaxar o corpo e a mente, valorize o seu sono. Você verá o quanto ficará mais produtivo.
3. Automatize tarefas
Perder tempo com um trabalho repetitivo suga a sua energia. Por que não automatizá-lo, se for possível? Dependendo da atividade, já há softwares que podem ajudar.
Por exemplo, se você precisa enviar um e-mail marketing para a sua base de clientes, utilize uma ferramenta que faça o disparo automático. Além de otimizar o processo, isso ajuda a medir o resultado da ação.
4. Controle o uso da internet
A internet é responsável por trazer praticidade para o nosso dia a dia. No entanto, o mau uso dela pode minar a sua produtividade. Procure controlar o acesso a e-mail, rede social e serviço de streaming.
Estabeleça um horário de uso, como depois de terminar uma tarefa importante. Isso ajuda a procrastinar menos e a cumprir o seu objetivo no tempo certo.
Aliás, é preciso destacar a importância de pensar na gestão do tempo por meio dos hacks de produtividade. Quando você se organiza, além de melhorar a sua performance, consegue atingir a meta em um período bem menor.
A preparação também é fundamental no processo. Portanto, se você quer aperfeiçoar alguma habilidade, acesse a nossa página de cursos online para o seu desenvolvimento!