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Veja por que é importante conectar seus funcionários com a missão da sua empresa

Foto: Shutterstock

A busca por resultados positivos e aumento de receita em meio a alta competitividade do mercado fez com que empresas começassem a atuar seguindo um conjunto de características próprias que facilitam sua diferenciação entre as demais organizações do setor. Essas características são conhecidas como: missão, visão e valores.

O funcionamento de uma companhia se baseia na definição de sua missão como organização, ou seja, nos seus objetivos como empresa, na previsão de conquistas e, principalmente, como espera ser vista pelo mercado no qual está inserida. A visão é responsável por nortear a companhia a partir desses fundamentos e os valores por guia-la.

Para que uma empresa alcance as metas planejadas, seus funcionários precisam saber exatamente para onde ir. Ou seja, precisam conhecer e, mais do que isso, absorver a missão de onde trabalham a partir da compreensão do que ela espera de seus colaboradores.

Como fazer essa conexão de maneira assertiva?
A missão é o propósito de sua organização. Ela deve ser inspiradora, a fim de ajudar seus funcionários a trabalharem juntos em torno de um objetivo em comum – que você também deve definir. Pense no que torna sua companhia única e como ela se destaca dos demais players do mercado. Utilize essas características para desenvolvê-la.

Como definir, também, a visão e os valores da minha empresa?
Para criar a visão da empresa, basta responder às perguntas “o que minha empresa quer se tornar e onde queremos chegar?”. Diferentemente da missão, a visão é criada para um período de tempo pré-determinado, pois pode mudar ao longo do tempo, de acordo com o momento que a organização vive. Já a definição de valores deve basear-se nos princípios que guiarão o comportamento dos colaboradores na busca dos seus objetivos para que a empresa exerça sua missão e busque alcançar sua visão.

Como apresentar a missão para meus funcionários?
A declaração da missão, visão e valores ajuda a empresa a inspirar, engajar e motivar seus funcionários. Quando os colaboradores não conhecem a missão da empresa onde trabalham, realmente caminham por caminhos distintos, em busca de resultados diferentes. Por isso, após defini-la, é imprescindível promover um alinhamento sobre a função e a colaboração de cada empregado dentro da organização. O líder tem papel fundamental nessa conscientização, tendo como principal objetivo garantir que sua equipe sempre siga a missão na hora de tomar decisões e desenvolver tarefas.

Como descubro se meus funcionários compreenderam a missão da minha empresa?
Pesquisas de clima podem ser aplicadas periodicamente para verificar a imersão de seus colaboradores com a cultura da empresa. No levantamento, basta incluir perguntas como “você sabe qual é a missão da empresa?” ou “você sabe como contribuiu com a missão da empresa?”. Se o resultado das questões não for satisfatório, trace estratégias de comunicação e engajamento acerca do tema, como compartilhamento de notícias e promoção de campanhas que exploram a missão da companhia, bem como sua visão e valores.

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