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Descubra como montar uma proposta comercial

Foto: Shutterstock

Está precisando conquistar clientes? Realmente, não é uma tarefa fácil, mas uma boa proposta comercial pode fazer toda diferença na hora de realizar negociações e fechar uma venda.

Proposta comercial é o documento que irá explicar ao cliente todos os detalhes do projeto ou serviço oferecido, com todas as informações relevantes ao consumidor, como desenvolvimento, tempo de duração e custo previsto, visando conquistar a confiança do comprador.

O documento deve ser direto e objetivo, facilitando a compreensão do cliente acerca dos serviços que estão sendo ofertados e serão prestados: deve unir a necessidade do consumidor ao que a empresa pode oferecer de melhor.

O que analisar na hora de criar uma proposta comercial

Primeiramente, a empresa deve entender as necessidades do cliente e avaliar como pode responder à solicitação. Nesse momento, é necessário analisar quais recursos serão necessários para executar o projeto e verificar se a organização está apta a atender às expectativas do consumidor.

Quanto mais informação você tiver sobre a necessidade do cliente, melhor será a sua oferta e a resolução do problema. É preciso descobrir desde as políticas internas do consumidor, passando por sua atuação no mercado, até o que já foi feito em relação ao tema em questão. A proposta precisa estar estreitamente alinhada à realidade do comprador.

Quando os objetivos estiverem claramente definidos, a empresa deve desenvolver uma metodologia para resolver o problema de seu cliente: é o momento de estruturar a proposta comercial.

Modelo de proposta comercial

Capa: chama atenção do cliente para o que sua empresa tem a oferecer.
Índice: facilita que o cliente consiga achar o que está procurando.
Briefing: explica o objetivo do cliente e o que pode ser oferecido pela empresa – em poucas palavras.
Entrega: o que a empresa pretende entregar e como será a entrega.
Desenvolvimento: passo a passo de execução do que está sendo ofertado – fluxo de desenvolvimento para o cliente acompanhar.
Cronograma: fundamental para o cliente ter ideia dos prazos de cada etapa.
Previsão de entrega: prazo de entrega estipulado para o serviço ou produto.
Responsabilidades do cliente: o que o cliente pode oferecer para a viabilidade do projeto.
Responsabilidades da empresa: o que a empresa deve cumprir com o cliente durante o projeto.
Vantagens competitivas: apresentar benefícios da proposta e o porquê da solução ser melhor do que as oferecidas pelo mercado, com embasamento em pesquisas mercadológicas.
Pagamento: valor da proposta e formas de pagamento.
Validade: tempo que o cliente possui para aceitar a proposta ofertada.
Contato: parece óbvio, mas não é. Coloque todas as formas de contato possíveis da sua empresa.

Como se destacar da concorrência

A proposta comercial deve persuadir o cliente a contratar os serviços da sua empresa – e não da concorrência. Para isso, é preciso potencializar os pontos fortes da sua organização e mostrar como as soluções propostas podem ser melhores do que as oferecidas pelo mercado.

Conheça a concorrência para saber exatamente como justificar o porquê do seu serviço ser o mais indicado.

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