Busca
Agronegócio Empreendedorismo

Scale up: conheça esse modelo de empresa com crescimento acelerado e sustentável

Você já ouviu falar de empresas scale ups? Esse é um termo que vem sendo difundido no mercado e, da mesma forma como as startups, representa uma ideia, metodologia de atuação e modelo de negócio muito diferentes dos empreendimentos tradicionais. Vale a pena entender mais sobre esse conceito. Fique por dentro:

O que é uma scale up?

Em inglês, scale significa “escalar”, ou seja, algo que se direciona para cima. Uma scale up é uma empresa que aumenta o tamanho e o alcance de suas operações rapidamente, em poucos anos. Considera-se scale up uma empresa cujo modelo de negócio tem previsão de crescimento de 20% ao ano, por pelo menos três anos consecutivos. E com dois detalhes adicionais: esse crescimento acelerado é obtido sem aumento de gastos significativos e não pode ser gerado por uma demanda reprimida ou algum efeito sazonal. 

Qual a diferença de uma scale up e uma startup?

É muito comum confundir os conceitos de scale up com startup, isso porque, muitas vezes, uma empresa começou como startup antes de se tornar uma scale up. Além disso, uma scale up, assim como uma startup, também é baseada em agilidade na tomada de decisão, tem bastante abertura para experimentação e é totalmente direcionada para resultados. 

O que as diferenciam, em linhas gerais, são aspectos como:

  • Uma startup está testando uma solução para um determinado problema; uma scale up já tem um produto (ou serviço) validado pelo mercado
  • A equipe de uma startup é reduzida e os funcionários se envolvem na maioria dos processos, tendo muita proximidade com os criadores do negócio. Em uma scale up, o número de funcionários é maior e os processos e funções já são mais setorizados e especializados

Quais negócios brasileiros são exemplos de empresas scale up?

Apesar de um levantamento da Endeavor apontar que apenas 0,5% das organizações operando no Brasil são consideradas scale ups, empreendimentos dos mais variados segmentos atingiram a condição de scale up no país. Entre alguns exemplos estão:

Dermage – marca de dermocosméticos especializada na pele dos brasileiros e no clima do país

ClearSale – autoridade do mercado em soluções antifraude e gestão de risco

Unico (anteriormente denominada Acesso Digital) – Primeira IDTech brasileira a oferecer soluções de biometria facial e admissão digital

Uatt - maior empresa de presentes criativos no mercado multimarcas; lança, em média, um produto por dia e tem mais de 4 mil pontos de revenda espalhados pelo Brasil

Quais são os principais desafios a serem enfrentados para um negócio se tornar uma scale up?

Marketing e vendas – sem dúvidas, localizar compradores em volume suficiente para crescer de forma escalonada é um dos grandes desafios, ainda mais diante de momentos de crise econômica e turbulência no mercado.

Acesso a crédito – é necessário realizar investimentos contínuos até que o negócio atinja o ponto de escalabilidade, no qual o crescimento não está diretamente atrelado a um aumento de custo de sua operação. E mesmo após esse momento, será necessário contar com acesso a crédito para os investimentos necessários a fim de acompanhar novas demandas dos consumidores.

Barreiras regulatórias – muitos negócios inovadores nascem em um “vácuo regulatório” sem que haja legislações ou normas para os regularem, exatamente por proporem uma solução até então inexistente (a Uber é um exemplo). Uma empresa pode ter seu ritmo de crescimento tolhido caso tenha de se adaptar a uma legislação criada para regulá-lo.

Como se vê, não é nada simples transformar um empreendimento em uma scale up. A melhor forma para isso é contar com ajuda de especialistas nesse tipo de direcionamento, que possam analisar potenciais e construir um modelo de negócios scale up. É possível, ainda, participar de iniciativas de aceleração, como o programa Endeavor Scale Up, desenhado especialmente para este tipo de empreendimento.

Quer uma ajuda para seu pequeno negócio continuar avançando? Conheça as soluções e iniciativas para capacitação e orientação ao empreendedor do Programa Avançar. Acesse agora.

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.