Organizações familiares, por mais que consigam trabalhar com investimentos a longo prazo, costumam não possuir uma mentalidade voltada para o desenvolvimento.
A empresa precisa crescer, mas como você pode reduzir a resistência à mudança entre os membros da sua família e fazê-los entender o ciclo de vida do negócio, para conseguirem se adaptar aos novos desafios que o mercado apresenta?
Realmente é muito difícil harmonizar os valores familiares com a cobrança de resultados, mas quatro dicas podem te ajudar a dar o primeiro passo em busca do crescimento da organização.
IDENTIFIQUE O PROBLEMA
Comece identificando os problemas que estão atrapalhando o desenvolvimento do negócio. Seja detalhista na hora de detectá-los e procure ser o mais claro possível na hora de apresentá-los aos membros da sua família.
Quando for mostrar as problemáticas, apresente junto as soluções possíveis que você encontrou. Seja paciente para explicar e não coloque muita agressividade em suas colocações. Dados concretos são bons para exemplificar como o negócio vem sendo impactado de forma negativa com o posicionamento atual.
ENTENDA DE ONDE VEM A RESISTÊNCIA
Ainda quando for apresentar os problemas que identificou, procure verificar como seus familiares estão se posicionando às mudanças propostas. Identifique as principais resistências e tente contorná-las com o que eles estão apontando. A resistência tende a diminuir quando as pessoas percebem a importância das transformações e começam a enxergar seu papel dentro delas.
NÃO TOME DECISÕES SEM CONSULTAR
Não tome atitudes sem antes ter essa conversa com seus familiares. O negócio pode se prejudicar com a divergência de propostas e ideias. Por isso, não faça com que eles sintam que não foram consultados sobre as mudanças na empresa. Tenha discussões francas e claras sobre o assunto. E o mais importante: não aja com pressa. A partir do momento que você consegue convencê-los a mudar, as transformações podem ser gradativas, mas acontecerão – isso é o que mais importa agora.
COMUNIQUE TODOS OS PASSOS
Você conseguiu convencer sua família de que é hora de mudar e que o negócio pode seguir novos rumos e, melhor, expandir e gerar ainda mais renda. Agora, é hora de comunicá-los sobre os processos de transformação e como a empresa deve começar a se posicionar. Não esconda nada e sempre procure atualizar os membros sobre o desenrolar dos procedimentos. Novamente, explique de forma clara e calma, mas transmita um senso de urgência quando for falar sobre, para que não atrasem ainda mais as alterações. Caso sua empresa possua funcionários que não sejam da família, é hora de comunicá-los sobre o momento pelo qual a organização vai passar e como eles devem se colocar a respeito.