Significado de 'projeto': desejo; intenção de fazer ou realizar (algo) no futuro; plano. Se a sua empresa tem a intenção de fazer algo diferente da rotina, então você precisa de um projeto. Com o simples ato de sair fazendo algo em uma companhia sem um mínimo de planejamento, provavelmente, você irá gastar mais do que seria necessário. |
Entretanto, é importante diferenciar os diversos tipos de planejamento que existem. Para uma campanha de desconto para o fim de semana, talvez um quadro branco e alguns post-its sejam suficientes. Já para a troca da sede da empresa de uma cidade para outra, por exemplo, exige um projeto muito mais rigoroso e formal.
Eu quero falar aqui do primeiro modelo. A simplicidade da ação não significa que não devemos ter um mínimo de planejamento. Temos que nos afastar do dito popular de 'vamos perder tempo com o planejamento'. Com o simples ato de anotar as ações que serão feitas, você:
1. Compartilha suas ideias com os colaboradores e eles podem ajudar no detalhamento adicional;
2. Antecipa possíveis gastos que não estavam visíveis;
3. Delimita o escopo e o resultado final do que se deseja atingir;
4. Distribui e delega as atividades com mais facilidade, pois todos sabem do plano;
5. Identifica claramente se o projeto terminou ou se tem algo que tenha ficado para trás.
Como disse, isso pode ser feito com um quadro branco e post-its. Não precisa de nenhuma ferramenta ou software sofisticado para planejar as ações de sua empresa. Diante disso, confira pontos importantes de um projeto para uma PME:
Ter uma data alvo para terminar
Projeto que não tem data estimada de término pode não ter um objetivo correto e, provavelmente, não deveria nem começar.
Tenha caixa para o projeto
Não é necessária uma grande análise do fluxo de caixa, mas ao colocar todas as ações ordenadas, fica mais previsível o quanto irá custar. Os recursos não foram suficientes para o projeto? Tente diminuir o planejamento sem prejudicar seus principais benefícios.
Tenha prioridade
Nada pior para um projeto que a falta de priorização ou ele ser deixado de lado em virtude de outro plano “mais importante”. Sua empresa é pequena, tenha foco.
Fernando Angelieri é formado em Processamento de Dados pela FASP, com MBA em Gestão Estratégica de TI pela FIAP e em Administração pela FVG. Atuou em grandes empresas como Accenture e Microsoft e atualmente é um dos fundadores da TradingWorks, ferramenta na nuvem com foco na gestão de timesheet, atividades e projetos.
Leia também:
» O poder nas mãos dos clientes
» A semana de 34 horas: uma visão de eficiência