A Fundação Schwab, organização internacional sem fins lucrativos, anunciou os nomes que compõem a lista 'Schwab Foundation Social Entrepreneurs of the Year', que reconhece empreendedores sociais com práticas que estão mudando o mundo. Os negócios têm tamanhos e nichos diversificados, mas todos compartilham o mesmo objetivo final: superar desafios sociais e ambientais.
Entre os reconhecidos estão dois brasileiros: Adriana Barbosa, da PretaHub, e Henrique Guilherme Brammer Junior, da Boomera.
Veja a seguir 10 integrantes que compõem a lista e inspire-se:
1. Adriana Barbosa
A brasileira Adriana Barbosa é a criadora da PretaHub, uma plataforma para impulsionar o empreendedorismo negro, oferecendo cursos de formação e troca de experiências entre empreendedores. A empresa atua como aceleradora e incubadora de iniciativas negras. Além disso, aborda o racismo estrutural e as disparidades de gênero para promover o empreendedorismo com base nas oportunidades.
2. Anushka Ratnayake
Anushka, do Senegal, é a fundadora e diretora executiva da myAgro. Uma empresa que cria soluções digitais para pequenos agricultores, permitindo que eles ganhem independência financeira e saiam da pobreza investindo diretamente em suas fazendas. Oferece, a preços acessíveis, uma plataforma de tecnologia móvel que fornece serviços como acesso a fertilizantes, sementes e treinamento técnico.
3. Daniel Asare-Kyei
Daniel é fundador da Esoko Networks, que tem sede em Gana. A empresa busca empoderar comunidades rurais por meio da transformação digital e inclusão financeira. Graças às intervenções, mais de 3,7 milhões de africanos rurais passaram a ter uma “pegada digital” e estão inscritos em vários programas de proteção social. Além disso, mais de um milhão de agricultores já foram capacitados com informações de preços de mercado, conselhos agronômicos e atualizações climáticas inteligentes.
4. Dharsono Hartono
Dharsono é o CEO da PT Rimba Makmur Utama, empresa com sede na Indonésia que gerencia o projeto Katingan Mentaya. O projeto implementa um modelo de uso sustentável da terra reduzindo o desmatamento e a degradação, promovendo a conservação, aumentando a integridade ecológica e as oportunidades econômicas para as comunidades rurais, com a venda de créditos de carbono.
5. Dipesh Sutariya (e Shanti Raghavan)
Dipesh e Shanti são fundadores da Enable India, uma organização sem fins lucrativos que trabalha pela independência econômica e dignidade das pessoas com deficiência em toda a Índia. A iniciativa oferece experiência profissional e preparação para o trabalho em indústrias, além fazer a ligação desses profissionais com empresas, com o objetivo de aumentar a contratação de pessoas com deficiência e derrubar preconceitos.
6. Henrique Guilherme Brammer Junior
Henrique é brasileiro e fundador da Boomera, voltada para a reciclagem de produtos mais difíceis de reciclar, como bitucas de cigarro, fraldas descartáveis e cápsulas de café expresso. A empresa criou uma metodologia chamada Pacote Circular para ganhar escala e impacto ao transformar o lixo em uma linha de produtos com uma causa, que reúne tecnologia, design, ciência e inclusão social.
7. Javier Goyeneche
Fundador de uma marca especializada em bolsas e acessórios, o espanhol Javier começou a se incomodar com a quantidade de lixo produzida pela indústria da moda. Ele fundou, então, a Ecoalf uma marca de moda sustentável que desenvolve tecidos a partir de materiais reciclados. Em parceria com fabricantes especializados em todo o mundo, transforma redes de pesca descartadas, garrafas de plástico PET, pneus usados, café, algodão e lã pós-industrial em fios e componentes de alta qualidade para roupas, acessórios e calçados.
8. Lindiwe Matlali
Lindiwe atua na África do Sul e tem como missão levar a ciência da computação para as salas de aula de crianças, especialmente as mais carentes, e meninas em particular. Ela fundou a Africa Teen Geeks, uma ONG que ensina crianças e jovens desempregadas a codificar e inspira a futura geração de empreendedores e inovadores de tecnologia.
9. Sooinn Lee
Sooinn é cofundadora e CEO da Enuma, empresa sul-coreana de software educacional infantil que está mudando o paradigma da educação básica por meio da aprendizagem digital. Sooinn desenvolveu muitos aplicativos, utilizados por jovens alunos em todo o mundo, incluindo estudantes com necessidades especiais, que promovem um aprendizado independente e eficaz.
10. Syed Azim Sabahat
Syed é fundador e diretor administrativo da Glocal Healthcare System, plataforma de saúde baseada em processo e tecnologia focada em fornecer assistência médica acessível, econômica e responsável. Foi fundada em 2010 em resposta à grande necessidade de serviços de saúde na Índia, especialmente nas áreas rurais remotas.
Saiba mais sobre o Programa Avançar
Com foco no desenvolvimento do empreendedor, trazemos uma série de conteúdos que auxiliam na gestão do seu negócio. Além de vídeos, podcasts e ebooks atualizados com as novidades do mercado, o Avançar oferece uma série de cursos com foco no empreendedor, entre eles: Curso de Educação Financeira, Curso de Crédito e Curso para MEI.
Comece agora mesmo seu curso gratuitamente e ganhe um certificado digital. Cadastre-se!
Como abrir sua Conta MEI Santander
Simples, digital e precisa de apenas 2 documentos:
• Documento de identidade (RG ou CNH)
• Número de CPF
>> Abra a sua conta MEI <<