Para começar a entender a participação do Agronegócio na economia brasileira é preciso, antes, conhecer o conjunto de negócios relacionados à agricultura e pecuária e seus ciclos de produção.
O agronegócio pode ser dividido em três partes. A primeira é representada pela indústria e comércio que fornecem insumos para a produção rural, como, por exemplo, os fabricantes de fertilizantes, defensivos químicos e equipamentos. Na segunda enquadram-se os produtores rurais. A terceira simboliza a compra, transporte, beneficiamento e venda dos produtos agropecuários até o consumidor final.
O processo do agronegócio inicia-se com os insumos – combinação de fatores de produção diretos (matérias-primas) e indiretos (mão de obra especializada, energia) que serão utilizados para iniciar a manufatura: o trabalho do agropecuarista consistirá em transformar esse produto em outros subprodutos – ou bens de consumo – para outros processos, como leites, queijos, carnes e embutidos.
Após a produção, é realizado o transporte, processamento e distribuição dos bens para os consumidores finais (empresas ou diretamente para a população).
O agronegócio abrange a produção de alimentos (frigoríficos, usinas de beneficiamento de leite, indústria de óleo, rações, empacotadores, distribuidores de grãos); biocombustível (cultivo de plantas que serão transformadas em combustíveis orgânicos); têxtil (vestuário, artigos de cama, mesa e banho, bens de decoração); e madeira (cultivo de árvores que serão transformadas em madeira, celulose ou produtos químicos).
POR QUE TODO EMPREENDEDOR DEVE SABER DISSO
Como o agronegócio é o setor responsável por metade das exportações e por 21% do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil, é fundamental que todo empreendedor reconheça sua importância e entenda o seu papel na economia e sociedade: eles têm muito o que aprender com o desenvolvimento do setor que está conduzindo a recuperação econômica do país.
Com a descrição dos processos do agronegócio, é possível identificar que todos eles têm participação ativa na economia: se um elemento da rede enfrentar problemas, todos os outros serão afetados – especialmente o consumidor final e até mesmo empresas de outros setores, como a sua.
Analisar a situação do ciclo de produção do agronegócio brasileiro pode ajudar qualquer empreendimento a identificar flutuações sazonais de demandas, flutuações econômicas no país e exterior, problemas com meios de transporte ou entregas, inflação, além de facilitar a compreensão do empreendedor acerca da balança comercial brasileira e da vantagem competitiva do seu negócio.