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Como usar storytelling nas pequenas e médias empresas

Recursos de storytelling são utilizados na transmissão de conteúdos há muito tempo – sua versão corporativa é, sim, mais recente.

É possível dizer que os avanços tecnológicos e as efervescentes novas plataformas e mídias sociais possibilitaram uma aplicação ainda maior desse fenômeno, que passou a registrar eficiência corporativa mais latente.

O que é storytelling

Como o próprio nome em inglês expressa, Storytelling significa contar histórias. Narrar fatos expressando, no contexto de sua empresa, recursos que abordem passado, presente e futuro de determinada característica que você busca ressaltar nos negócios.

Essa ação se desenvolve com foco em pilares que indicam pontos de memória, momentos de decisão, sempre atrelados ao papel da emoção.

Esses recursos, se bem utilizados, convertem-se em eficiente ferramenta de marketing para sua empresa.

Componentes do Storytelling

Claro que um único artigo é um espaço bastante limitado para descrever todo o potencial desse recurso, que vem sendo amplamente difundido ao redor do mundo.

No entanto, existem alguns pontos que podem ser destacados para melhor compreender sua aplicação.

Um deles é a questão da superação. Nesse caso, trata-se de um dos aspectos universais que prendem a atenção da grande maioria dos públicos, como a proposta de uma história de sucesso que, no passado, enfrentou drásticas dificuldades.

Efeito semelhante é obtido, por exemplo, com um recurso narrativo chamado de jornada do herói – uma trajetória de superação, crescimento e redenção, mesmo diante de toda sorte de dificuldades.

Onde utilizar o Storytelling na PME

O marketing de uma pequena e média empresa pode ser delimitado com recursos de storytelling em diversas frentes.

Vamos aqui sugerir algumas.

Que tal trabalhar o roteiro narrativo com essas características, por exemplo, em um vídeo institucional, curto, a ser postado nas redes sociais da empresa?

Conte a história de personagens centrais para o desenvolvimento de seu negócio, seja dos proprietários, funcionários mais antigos, parceiros e clientes.

Certamente, os resultados podem ser muito bons em âmbitos como relacionamento, engajamento, branding e vendas.

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