Expandir as operações de sua empresa para o mercado internacional pode representar muitos desafios, mas também consideráveis benefícios. Uma coisa é certa: lançar-se nesse tipo de empreitada sem o planejamento adequado é extremamente perigoso e põe em risco a manutenção de qualquer empreendimento.
Portanto, a partir do momento em que você decide que quer internacionalizar, é essencial desenvolver algumas diretrizes de antemão e, focando em cada detalhe, planejar seu negócio para a atuação no mercado internacional.
Viabilidade
O primeiro passo é fundamental e envolve a análise de seu projeto de internacionalização. Os custos envolvidos estão contidos no seu orçamento? As previsões de ganhos são satisfatórias? Em outras palavras, é de extrema importância a definição da viabilidade do movimento.
As fontes de gastos são diversas: viagens, tributos alfandegários, comunicação, escritórios fora do país. A lista só aumenta e o impacto dessas medidas em seu empreendimento deve ser friamente analisado antes da operação ter início.
As vantagens e os desafios na hora de expandir seu negócio para o mercado internacional
Referências
Procure conhecer a trajetória de outros negócios que já internacionalizaram suas atividades e conseguiram boas experiências. Aprenda com os erros que eles cometeram e se inspire nos seus acertos. Consulte seus contatos no ramo e avalie os relatos que eles vão te passar.
Conte com a opinião de consultorias especializadas antes de tomar decisões. A expansão para mercados estrangeiros é delicada e alguns enganos (assim como alguns sucessos) podem ser determinantes.
Detalhes de fronteira
Os produtos ou serviços que você deseja internacionalizar passarão por diversas fronteiras no processo de exportação. Conhecer o funcionamento de cada alfândega é essencial. A maneira adequada de embalar um produto, por exemplo, pode economizar horas de inspeção.
Detalhes de câmbio
Acompanhar cuidadosamente as cotações das moedas envolvidas nos negócios internacionais que você está planejando é indispensável. Oscilações mínimas podem representar diferenças sensíveis nos seus negócios. Fique atento.
Comunicação
Não deixe de levar em conta a diferença dos idiomas envolvida em grande parte das expansões ao mercado estrangeiro. Barreiras de linguagem e mesmo culturais precisam ser consideradas no planejamento para que não se tornem um problema nas transações.
Que tal começar um curso de espanhol antes de acionar seus contatos na Espanha? Além de representar uma economia por não envolver a contratação de um tradutor, a medida pode trazer mais confiança aos acordos desenvolvidos.
Plano B
Ter um plano B, uma saída alternativa, não significa que você não acredita no potencial da sua expansão, mas sim que está preparado para os riscos que a operação acarreta naturalmente.
Começar aos poucos, com apenas uma linha de produtos, pode ser interessante como “experimento” com compromissos menores. Tenha sempre algum outro mercado em vista – ou mesmo uma estratégia de retorno à sua clientela doméstica.
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