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'A apresentação deve tocar os dois lados do cérebro da audiência: razão e emoção'. É o que sugere o fundador da SOAP (State Of Art Presentation), João Galvão, que defende que é importante repensar a maneira de elaboração para fazer boas apresentações em público e não cometer deslizes que normalmente são observados. E se você está aí pensando 'Mas como eu venço o meu nervosismo?', ele explica: 'todo mundo fica nervoso quando começa uma apresentação'. Para evitar, Galvão recomenda alguns princípios que podem ser seguidos:
1. Slogan na capa
Descubra a mensagem central da apresentação, defina um tema e resuma no slogan. Afinal, para que colocar uma capa com cargo, nome e data, por exemplo?
'A apresentação deve tocar os dois lados do cérebro da audiência: razão e emoção'. É o que sugere o fundador da SOAP (State Of Art Presentation), João Galvão, que defende que é importante repensar a maneira de elaboração para fazer boas apresentações em público e não cometer deslizes que normalmente são observados. E se você está aí pensando 'Mas como eu venço o meu nervosismo?', ele explica: 'todo mundo fica nervoso quando começa uma apresentação'. Para evitar, Galvão recomenda alguns princípios que podem ser seguidos:
1. Slogan na capa
Descubra a mensagem central da apresentação, defina um tema e resuma no slogan. Afinal, para que colocar uma capa com cargo, nome e data, por exemplo?
2. Visual
Por que muitas apresentações tradicionais são chatas? Porque não contam histórias. Quanto mais visual for uma apresentação, maior é a chance de o público reter as informações. A gente pensa através de imagens, portanto, a importância da linguagem visual é muito grande.
3. Conexão
O que você faz quando você planeja sua apresentação para conectar com a sua audiência emocionalmente? Toda apresentação – não importa sobre o que - precisa gerar uma experiência muito intensa com o objetivo de fazer com que a chance de aquela pessoa lembrar-se de tudo seja maior.
4. Entretenimento
A apresentação não pode ser chata: é necessário ter entretenimento aliado ao conteúdo. E isso não inclui contar piadas, mas sim storytelling, comparação, fazer metáfora, entre outras possibilidades.
5. Começo
Planeje o começo porque é ali que você irá comprar a atenção da audiência para o resto da apresentação. O começo precisa ser memorável.
6. Atenção
O pior inimigo do apresentador é o devaneio da audiência. Para evitar isso, é fundamental conquistar e gerenciar a atenção das pessoas.
7. Didática
Não adianta as pessoas aplaudirem sua apresentação se elas não entenderam o que você faz ou a mensagem central. Seja didático.
8. Foco
Para conquistar a adesão da audiência e tornar possível uma segunda reunião pra dar a continuidade aos negócios, foque diretamente na audiência.
Por que muitas apresentações tradicionais são chatas? Porque não contam histórias. Quanto mais visual for uma apresentação, maior é a chance de o público reter as informações. A gente pensa através de imagens, portanto, a importância da linguagem visual é muito grande.
3. Conexão
O que você faz quando você planeja sua apresentação para conectar com a sua audiência emocionalmente? Toda apresentação – não importa sobre o que - precisa gerar uma experiência muito intensa com o objetivo de fazer com que a chance de aquela pessoa lembrar-se de tudo seja maior.
4. Entretenimento
A apresentação não pode ser chata: é necessário ter entretenimento aliado ao conteúdo. E isso não inclui contar piadas, mas sim storytelling, comparação, fazer metáfora, entre outras possibilidades.
5. Começo
Planeje o começo porque é ali que você irá comprar a atenção da audiência para o resto da apresentação. O começo precisa ser memorável.
6. Atenção
O pior inimigo do apresentador é o devaneio da audiência. Para evitar isso, é fundamental conquistar e gerenciar a atenção das pessoas.
7. Didática
Não adianta as pessoas aplaudirem sua apresentação se elas não entenderam o que você faz ou a mensagem central. Seja didático.
8. Foco
Para conquistar a adesão da audiência e tornar possível uma segunda reunião pra dar a continuidade aos negócios, foque diretamente na audiência.