Novembro e dezembro são os meses mais esperados pelos varejistas do comércio e-commerce. O período entre a Black Friday, realizado na última sexta-feira de novembro, e o Natal movimentam as vendas online, especialmente pelas propostas de descontos aos consumidores. De acordo com um levantamento realizado pela Infomoney, foram identificados 207 mil produtos com desconto durante a Black Friday. Em 2015, apenas 105 mil ofertas haviam sido identificadas.
Neste ano, o varejo online vendeu R$ 1,9 bilhão na Black Friday, 17% a mais em comparação com o ano passado, segundo informações da empresa Ebit. Em tempos de economia retraída, era esperado que os consumidores trocassem o físico pelo eletrônico na busca pelos melhores preços. O impacto dessa migração pode ser observado pelo crescimento do e-commerce, que conquista milhões de compradores só no Brasil na época das comemorações de final de ano. A possibilidade de comparação de preços e informações da sua própria casa, os descontos típicos da época e as vantagens comerciais também impulsionam essa troca.
Cenário econômico
A situação econômica do país também impacta a relação dos brasileiros com o comércio cross-border – ou entre fronteiras. 49% dos brasileiros entrevistados pela pesquisa PayPal/Ipsos afirmam que a data em que mais procuram produtos em sites de outros países é a Black Friday; 43% afirmam ser o Natal. “A Black Friday é uma oportunidade genuína para os consumidores anteciparem as compras do fim de ano a preços mais baixos. Levando em consideração o momento pelo qual o Brasil passa, que já dura mais de dois anos, já era esperando que a data ultrapassasse o Natal como data mais propensa ao comércio cross-border”, explica Renato Pelissaro, diretor de Marketing do PayPal para América Latina.
Taxas de câmbio
As taxas de câmbio favoráveis e a maior variedade de produtos são as principais razões para as compras realizadas em sites estrangeiros. Por isso, em busca do melhor custo/benefício, o consumidor opta por buscar os produtos desejados durante o período de novembro e dezembro, especialmente pelos descontos propostos por empresas internacionais – na qual a tradição da Black Friday já é antiga. “Por causa da crise e da valorização do dólar em relação ao real, as lojas chinesas vêm se tornando mais interessantes para o comércio online”, diz Pelissaro.
Em 2017, a PayPal estimou que a China continuaria sendo o destino principal dos consumidores brasileiros. Caso haja uma retomada da economia, os Estados Unidos podem voltar a ganhar a preferência entre os compradores. Já a Black Friday se consolidará como a data mais importante também no Brasil, impactando ainda mais no período de compras de Natal – seguindo o exemplo do que já ocorre nos principais mercados do mundo.