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Como concorrer com os gigantes




É fato que a concorrência existe e até ajuda a melhorar o atendimento ao consumidor final. Mas, como é possível que sua pequena empresa seja capaz de bater de frente com grandes redes, mostrando níveis consistentes de competitividade e eficiência?

Embora difícil, não é impossível competir com marcas consolidadas no mercado. Para isso, é necessário elaborar um planejamento detalhado e seguir alguns preceitos básicos.

Para facilitar a sua tarefa, separamos algumas dicas que podem fazer a diferença.

 

Relacionamento próximo com o cliente

As pequenas empresas têm suas vantagens e é preciso saber aproveitá-las. Uma delas é o relacionamento mais próximo com o cliente, o que geralmente não ocorre com as grandes companhias.

Esse cenário é propício para triunfar em uma das missões mais complexas dentro do mercado empresarial: fidelização de clientes.

 

Seja ágil e flexível

As pequenas empresas podem redirecionar seu modelo de negócio para responder às mudanças sazonais do mercado. Algo, aliás, que as grandes redes não podem fazer.

Pelo menos de imediato, já que a marca possui conceitos de vendas pré-estabelecidos que, se alterados, poderiam corromper o perfil da companhia. Por isso, seja ágil e flexível ao criar novos padrões para o negócio conforme o mercado vai ditando.

 

Procure inovar

Já que as grandes redes seguem métodos padronizados de comércio, a pequena empresa, pode valer-se dessa “brecha” para inovar e oferecer produtos e serviços melhores em relação aos gigantes da concorrência.

Se conseguir aliar inovação e preços menores, melhor. Use a sua criatividade e pesquise vários nichos de mercado para estabelecer novidades e surpreender os clientes.
 

Use todas as ferramentas ao seu alcance

Por falta de recursos financeiros comparados aos das grandes redes, as pequenas empresas precisam trabalhar com as ferramentas que dispõem no momento. Isso pode ser uma vantagem.

Por exemplo, use as redes sociais ao seu favor. Com esse recurso, as empresas podem se promover de igual para igual. Da mesma forma, é possível fazer a divulgação de vídeos por meio do canal da empresa na Internet.

Esteja presente constantemente em eventos e em convenções do segmento: apresente sua em quantos lugares for possível. Depois, é só colher os (bons) frutos.

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