Busca
Agronegócio Empreendedorismo

Como administrar uma empresa familiar de forma eficiente

Foto: Shutterstock 


Em média, 85% das empresas são familiares hoje. Saber conduzir as relações de uma forma bem articulada é um dos principais desafios de um líder dessa área. Para obter sucesso, é importante saber lidar com a relação entre as gerações, além de unir a tradição com inovação.

Para o consultor José Renato de Miranda, as principais vantagens de uma empresa familiar são:

1. Agilidade e relações de confiança
De forma muito ágil e prática, uma família decide, por exemplo, comprar um novo terreno para a construção de uma filial. Além disso, é mais simples determinar, também, a partir da confiança, quem assumirá as compras e a administração financeira desta expansão. 'Tais decisões, fundamentais para maior sustentação e novos avanços, podem acontecer de um dia para o outro, diferentemente de uma organização que não é familiar, onde pode demorar meses'.

2. Empenho de todos nas boas e más fases
Pelo fato do negócio ser próprio, em uma empresa familiar, 'os líderes costumam se dedicar muito ao trabalho, tanto nos momentos fáceis como nos mais difíceis'.

3. Maior compromisso
Devido ao nome da família estar ligado aos produtos e serviços, as pessoas mostram mais comprometimento com a organização. 'Existe uma história para influenciar na comercialização e financiamentos, além de parentes como exemplo profissional'.

Manter ou inovar?
Na hora de gerenciar a empresa familiar, é comum surgirem dúvidas. Miranda entende que o novo líder precisa saber unir as duas pontas, promovendo um equilíbrio entre a experiência e a modernidade. “Dessa forma, o titular ou fundador terá melhor qualidade de vida e orgulho ao ver a sua organização prosseguir vitoriosa com a próxima geração. Além disso, o novo líder terá maior segurança financeira e realização profissional”.

Confira o exemplo dado pelo consultor:
Entre as atividades, haverá um momento em que o tio chegará à sala do sobrinho e, ao vê-lo insistir num determinado plano, vai sugerir que ele repense, pois terá dificuldades com o fornecimento. Em outro dia qualquer, o sobrinho vai ver o tio com anotações, cálculos, e irá dizer que o prazo para o levantamento está atrasado e vai ajuda-lo a montar uma planilha no computador.

Segundo Miranda, o tio carrega a visão estrutural e a experiência; e o sobrinho tem a modernidade, a ação pontual e a velocidade. Portanto, é importante adaptar as técnicas e comportamento do tio aos tempos atuais através das novas gerações. 'Essa é a união perfeita que traduz uma das notáveis qualidades da empresa familiar'.
 

Quer acessar outros conteúdos para ajudar a desenvolver os seus negócios? O Programa Avançar oferece webséries e podcasts exclusivos para fomentar o empreendedorismo no país. Cadastre-se gratuitamente e confira!

Post ID: | Current Page ID: 6121

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.