Foto: Shutterstock
O cérebro humano é desprovido das técnicas de empreendedorismo desde o nascimento e, por isso, deve ser educado para adquirirmos conhecimentos nessas áreas. A capacidade neuroplástica desse órgão faz com que as funções cerebrais sejam renovadas e que cada um consiga entrar em contato com novos conteúdos. Conheça quatro estratégias para desenvolver um pensamento empreendedor:
1 - Atenção dinâmica
Começar o negócio próprio requer muita disciplina e foco nos seus objetivos preestabelecidos, além da visão do universo empreendedor. Para conseguir manter essas habilidades, invista em boa alimentação e noites de sono bem dormidas.
2 - Agregue conhecimentos
Utilize toda sua bagagem de aprendizados para melhorar sua capacidade de inovação e sua atuação. Para ser um bom empreendedor, é essencial que você regule as emoções, entenda que razão e intuição devem agir em conjunto na hora da tomada das decisões, escute seu corpo para potencializar a energia, fique conectado com o poder da sua proposta e paixão e encare seus erros com bom humor e compaixão própria.
3 - Clareie as estratégias
Um bom empreendedor precisa ter a habilidade de repensar algumas atitudes tomadas na empresa que se mostraram ineficientes e conseguir pensar em soluções rapidamente. Novos empreendedores precisam controlar suas vozes interiores que os impedem de colocar em prática ideias arriscadas e reduzir comportamentos que não trazem benefícios para a empresa. Algumas formas de atingir esse padrão são:
- Cultive uma rede de network de confiança, com pessoas que pensam de maneiras diferentes da sua;
- Explore e escreva sobre um mesmo assunto encarando diversos pontos de vista;
- Analise quais seus defeitos comportamentais.
4- Colaboração autêntica
Para aumentar a capacidade de assumir riscos, os empreendedores precisam lidar com as responsabilidades e construir compaixão e empatia dentro da equipe. Por isso, crie um espírito de equipe, encoraje os outros a exporem as opiniões que vão contra o seu pensamento e reforce a ideia de experimentação de novos projetos.