Pix para Empresas: conheça as vantagens e saiba como utilizar

Entenda como funciona o sistema de pagamentos para PJ

Publicado em 12/05/2021

celular com qr code representando pix para empresas

O Pix, sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central, se trata de um novo meio para pagar e receber de forma 100% online.

Além de ser ágil e seguro, também pode ser de menor custo para empresas. Cada vez mais usuários estão cadastrando e utilizando o Pix como formas de pagamento, por isso, é importante preparar sua empresa para aceitar este tipo de recebimento. Trouxemos neste conteúdo as principais dúvidas a respeito do Pix para Empresas. Confira com a gente e saiba como realizar o cadastramento da chave Pix do seu negócio.

  • Como funciona o PIX para empresas;
  • Quanto custa;
  • Como cadastrar;
  • Conheça o Pix para Empresas Santander.

Como funciona o PIX para empresas?

Como já comentamos, o Pix se trata de um meio de pagamento digital e veio para facilitar tanto a vida do cliente quanto da empresa. São várias as vantagens que tornam processos de rotina ainda mais práticos e ágeis para os dois lados.

As chaves Pix associam um dado especifico a uma conta bancária ou a uma carteira digital de uma instituição financeira. No caso das empresas, é possível escolher o CNPJ (para conta corrente de uma Pessoa Jurídica), o e-mail, o número de celular ou uma chave aleatória. Isso facilita as transações, pois o pagador precisará apenas informar a chave Pix, sem a necessidade de inserir todos os dados bancários. Conheça as vantagens do Pix para empresas:

Processo de transferência mais prático

Ao acessar o aplicativo do seu banco, é possível escolher entre fazer uma transferência via TED/DOC ou Pix. Ao escolher transferir com o Pix, você pode usar a chave Pix da pessoa que vai receber o dinheiro, ou digitar os dados de agência e conta, como num TED.

Mais uma opção de pagamento para os clientes

O Pix também funciona como mais uma alternativa para os clientes, que além das opções de débito, crédito e boleto também podem ter essa opção de pagamento pelas maquininhas ou compras pela internet, via e-commerce e até mesmo atrelado ao próprio boleto!

Na hora da conclusão do pagamento, o cliente só precisará ler o QR Code Pix pelo seu app.

Recebimento de transações por QR Code

Quer ainda mais praticidade? Saiba que, qualquer transação pelo Pix pode ser feita por meio de QR Code ou links gerados no seu celular, máquina de adquirencia ou no boleto.

Quanto custa o PIX para empresas?

Já sabemos que o Pix é gratuito para pessoas físicas, porém, para pessoas jurídicas não há exigência do Banco Central para essa isenção. Ou seja, a depender da instituição financeira a qual você possui conta PJ, podem haver taxas específicas para transações via Pix para empresas.

Porém, se você for empresário individual ou microempreendedor individual, saiba que há uma resolução do Banco Central que proíbe que haja tarifação do Pix para esse tipo de CNPJ. Dessa forma, não há nenhum custo do Pix e em nenhum banco para EI ou MEI.

Sendo assim, nossa dica é conferir os custos com o seu banco, uma vez que existem instituições financeiras que apresentam condições especiais, como o Santander, que possui vantagens exclusivas para quem cadastrar o CNPJ como chave principal no SX para empresas.

Como cadastrar o Pix para empresas?

O primeiro passo para cadastrar o Pix é definir as suas chaves. Já falamos delas e agora explicaremos melhor do que se tratam. Podemos dizer que as chaves Pix são “apelidos”. Um dado que é usado para identificar sua conta em determinada instituição financeira.

No Pix, você pode utilizar 4 tipos de dados como chaves:

  1. E-mail;
  2. Número de celular;
  3. CNPJ;
  4. Um conjunto aleatório de números e letras (gerados pelo banco).

Cada conta de pessoa física pode cadastrar até 5 chaves Pix. Pessoas jurídicas podem ter até 20 chaves cadastradas por conta. Utilizando uma chave em vez de dados bancários, os processos ficam muito mais práticos, diminuindo as chances de erro para transferir ou pagar.

Pix para Empresas Santander

O Santander é um dos bancos que já permite a seus clientes PJ o registro de uma chave do Pix. Confira a seguir como realizar o cadastro utilizando o aplicativo Santander Empresas. O processo é bem simples:

  1. Acesse a Google Play ou a App Store para atualizar o app do Santander Empresas para a última versão disponível;
  2. Abra o aplicativo e faça o login na conta corrente da sua empresa;
  3. Na tela principal, abra o Menu (localizado na barra inferior à direita) e selecione a opção “Pix” e clique em “Editar chaves Pix”;
  4. Você poderá escolher qual dado quer usar para ser sua chave Pix, como por exemplo, o CNPJ de sua empresa. Basta selecionar entre as opções indicadas ou clicar em “associar um novo dado”.  É permitido criar até 20 diferentes chaves por conta, porém a chave não poderá ser utilizada para duas contas corrente;
  5. Confira se os dados exibidos estão corretos e clique em continuar;
  6. Aguarde a confirmação de que o processo foi realizado com sucesso.

Prontinho! Sua empresa já possui uma chave Pix para receber pagamentos de forma simplificada e rápida.

banner abertura de conta pj

Quer saber ainda mais sobre o Pix para Empresas? Assista o curso online sobre Pix do Programa Avançar e confira exemplos práticos de como este novo meio de pagamento instantâneo funciona para pessoas jurídicas.