A transformação digital vem mudando muita coisa no sistema bancário. Nos últimos anos, vemos as inovações propostas pelo Banco Central na Agenda BC#, como o Pix e Open Finance.
A maturidade digital proporcionada pelo avanço do uso da internet propôs uma maior pressão do mercado de clientes e concorrentes devido à alta expectativa quanto aos serviços dispostos por instituições financeiras nos canais digitais.
Com isso, a concorrência digital no mercado financeiro brasileiro começou. Agora, a partir do Open Finance, as instituições devem alavancar seus serviços online como principal vantagem competitiva. O processo de digitalização de produtos bancários tradicionais é o mais aguardado. Porém, para vencer essa concorrência é preciso olhar “além do setor bancário” – por isso, o termo Beyond Banking surgiu. Confira nas próximas linhas o que significa esse novo conceito e como funciona.
O que é o Beyond Banking
Podemos definir o Beyond Banking como um novo modelo de negócios no qual os consumidores recebem um pacote de serviços por meio de um ecossistema de vários provedores (via API).
Especificamente, ajuda as instituições financeiras a criar um ecossistema em parceria com empresas de tecnologia não bancárias, o que reduz significativamente o processo de desenvolvimento e acelera o lançamento de novas soluções para o mercado, fazendo com que os consumidores tenham acesso acelerado a produtos e serviços.
Como funciona
Num modelo de Beyond Banking, os bancos podem investir mais em suas estratégias digitais, se beneficiando de novos negócios ainda mais relevantes para clientes que precisam de serviços bancários ofertados por outros tipos de instituições que não sejam bancos, agregando mais valor para o cliente.
Sendo assim, a oferta de serviços e produtos financeiros diversos, como contabilidade, gestão, novas ferramentas e plataformas para gerenciamento de fluxo de caixa poderiam ser ofertadas por meio de um ecossistema de parcerias entre bancos e fintechs, por exemplo. Ou seja, são vários serviços personalizados que podem ser ofertados aos clientes em um conjunto de diferentes provedores de serviços.
A digitalização de processos significa a transformação digital de produtos e serviços bancários tradicionais para atender a nova demanda tecnológica da sociedade. O sistema financeiro aberto está chegando agora no Brasil e propõe uma plataforma em que dados, processos e funcionalidades de negócios são disponibilizados num ecossistema de clientes, desenvolvedores, instituições financeiras ou parceiros. Os serviços prestados são financeiros, podendo provir de bancos ou de terceiros. É importante estar sempre atento aos movimentos propostos pelo Banco Central, pois nos impactam diretamente, como clientes e consumidores.
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