Como proteger o computador contra ataques cibernéticos

Conheça os cuidados mais importantes para evitar invasões e ataques de hackers no trabalho remoto

Publicado em 17/07/2020

Fonte: Envato Elements

Com as medidas de isolamento social, necessárias para conter o avanço da pandemia do coronavírus, muitas empresas adotaram o home office. Funcionários que, muitas vezes, nunca tinham experimentado a rotina de trabalhar de casa começaram a se adaptar a esse modelo, que requer alguns cuidados quando o assunto é segurança da informação.

Ataques de hackers são uma realidade cada vez mais frequente em diversos setores, então é preciso tomar medidas para que o ambiente de trabalho remoto seja tão seguro quando o da rede da empresa.

O site da Fast Company listou algumas dicas práticas para proteger o computador do trabalho contra ataques cibernéticos, vírus e outros tipos de invasões. Anote e proteja-se!

1) VPN sempre

A conexão com uma rede virtual privada (VPN) é fundamental para garantir a segurança no home office. Com ela, todas as suas comunicações eletrônicas serão criptografadas.

2) Confirme solicitações de acesso

Recebeu uma solicitação de acesso remoto ao seu computador e não sabe a procedência? Cheque com seu time de TI imediatamente. Uma armadilha comum utilizada por cibercriminosos é descobrir nomes e endereços de email de pessoas desse e fazer com que um e-mail dessa natureza pareça legítimo. Caso você receba algum tipo de comunicação como essa, ligue para seus contatos antes de permitir o acesso remoto.

3) Fator duplo

O fator duplo de autenticação é uma boa prática recomendada para garantir mais segurança, além de ser uma alternativa de recuperação de senha. Aproveite para redefinir sua senha e torná-la mais forte.

4) Proteja o roteador

Roteadores domésticos podem ser um fator crítico para a sua segurança cibernética. Caso ele esteja comprometido, a segurança de todos os seus dispositivos que usam o roteador estará em risco. Para se proteger, é recomendado desabilitar as configurações de gerenciamento remoto no roteador e verificar se a senha padrão foi alterada para uma senha forte. Outra dica é ativar a criptografia do roteador e checar se atualizações recentes foram configuradas corretamente no aparelho.

5) Computador só para o trabalho

Deixar outras pessoas utilizarem o computador do trabalho para navegar é uma atitude arriscada. Por descuido, uma criança pode fazer o download de um malware sem querer. Portanto, reserve o computador somente para o trabalho – e aproveite para ensinar seus filhos e parentes sobre a importância de evitar cliques em links de e-mails desconhecidos.

Programa Avançar oferece orientação e apoio a empreendedores de todo o país, principalmente em momentos desafiadores como o atual. Cadastre-se em nosso portal e acesse conteúdos exclusivos!